Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Informações estilhaçadas

segunda-feira, 10 de julho de 2023
Informações estilhaçadas Foto: Divulgação

Sim, a tecnologia é necessária.
 
Sim, a Internet é fascinante, pois nos deu a informação de modo instantâneo e simultâneo.
 
No entanto, somente a informação não basta, e o pior é que a informação chega até nós de modo estilhaçado, fragmentado, em pedaços, incompleto, com meias verdades.
 
E ainda é possível piorar, infelizmente, pois o nível mais profundo da informação é o conhecimento, que exige tempo maior dedicado à pesquisa, à leitura, aos demais pontos de vista, sem corrermos o risco de sofrermos de analfabetismo histórico nem miopia científica.
 
E ainda existe o nível mais profundo do conhecimento, que é a sabedoria, adquirida somente com muita vivência, muita experiência de vida, muita oração, intuição, contemplação, discernimento, atividade meditativa, silêncio, diálogo franco, e muita leitura, seja leitura de livros, pessoas ou circunstâncias.
 
Quem fica somente tocando ou arrastando o dedo em celulares, em meio ao excessivo estilhaçamento de informações, ficará não somente obeso no corpo, mas também padecerá de pensamentos obesos, correndo o risco de nunca conquistar a beleza, a sutileza, a profundidade, a serenidade e a credibilidade daqueles que são capazes de análise substancial.

Comente, compartilhe!