Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Mulher em missão

sexta-feira, 7 de outubro de 2022
Mulher em missão Sônia Venâncio (Foto: Canção Nova/Divulgação)

Em meio a tantos atrativos oferecidos pelo mundo, na maioria deles deploráveis e degradantes, uma jovem mulher decide ouvir o chamado de Deus e permanecer unida a Jesus Cristo. Torna-se membro de uma grande família de evangelistas, a Comunidade Canção Nova, que por meio da rádio e da TV anuncia o Evangelho 24h por dia, com programações que respeitam toda a Família, desde as crianças até os idosos. Essa mulher se chama Sônia Venâncio. Uma mulher de uma beleza e serenidade típica daquelas pessoas que buscam assimilar o jeito de ser e de viver de Maria, a mãe de Jesus. Em tempos onde muitas mulheres são consideradas coisas, objetos de depravação, é belíssimo constatar e anunciar que também existem mulheres comprometidas com a salvação, fazendo do seu lar uma casa de respeito e oração. Confira a entrevista na íntegra:
 
Rodrigo: Sônia, se de um lado está a conversão consciente, de outro está a perdição inconsequente. Quando falamos em conversão profunda, frequentemente nos remete o ocorrido com o apóstolo Paulo que, de ferrenho perseguidor, se tornou um apaixonado defensor do ensinamento de Jesus Cristo, o Senhor. E isso aconteceu porque São Paulo passou por uma experiência pessoal com Cristo. E no seu caso? Como foi que você se sentiu amparada e convocada por Jesus Cristo a exercer sua missão de evangelista na terra, colaborando para a edificação do Reino de Deus, e especificamente exercendo suas atividades na Família Canção Nova?
 
Sônia: Tudo começou a partir do encontro pessoal que eu fiz com Jesus, no Encontro para servos da Renovação Carismática Católica, em Belo Horizonte (MG), em 1998. Vivi a experiência mais linda com o amor de Deus. Recordo das palavras do pregador, que dizia: “o dia que você ouvir no coração uma cantada apaixonada de Jesus, sua vida nunca mais será a mesma”. Não sei explicar o que aconteceu, mas a partir daquela experiência eu comecei a me sentir uma pessoa mais amada e especial. E este amor tem me surpreendido a cada dia!
Minha família é uma das surpresas de Deus. Quando ingressei na Comunidade Canção Nova, no ano de 2003, não imaginava que teria uma família. Eu vim para a missão com o desejo grande de trabalhar para Deus e de falar do seu imenso amor por nós. Hoje, posso evangelizar abraçando com alegria e fidelidade a vida familiar.
 
Rodrigo: O chamado não é uma imposição, mas uma convocação que Deus faz, respeitando a liberdade da pessoa. Na vida fazemos escolhas, e diante de cada escolha que fazemos, nos deparamos com perdas e ganhos, frustração e compensação. Evidentemente que diante da sua escolha, do seu SIM à sua vocação, você optou em nutrir as compensações dessa escolha, em vez de ficar focada e entristecida com algumas coisas que precisou deixar pra trás. Quais são as compensações da escolha que fez ao se tornar promotora da paz de Cristo?
 
Sônia: Sem dúvida, foi a experiência de fé com a Palavra de Deus. Um dia, senti Jesus sussurrando em meus ouvidos e, através da passagem do Evangelho de São Mateus 16, 24-26, Ele falou ao meu coração: “Sônia, se quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque se quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas se tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á. Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro se vem a prejudicar a sua vida?”
Naquele dia tive que dar um passo de fé e confesso que renunciar, deixar família, pai, mãe, irmãos, minhas sobrinhas, meus amigos, sonhos, uma vida estável, arrancou muitas lágrimas. Mas, ao mesmo tempo, sentia uma força que me impulsionava a continuar. Esta força era o amor de Deus, que me trouxe e me faz permanecer nesta linda missão de evangelizar.
 
Rodrigo: O mundo tem oferecido propostas de destruição da família, do casamento, e debochado intensamente do sagrado. Todos esses males estão em muitos livros, filmes, músicas e, no caso do Brasil de modo mais intenso nas novelas, onde os autores, pactuados com um projeto de divisão e destruição, vem sempre mostrando o mesmo e imutável enredo: traição e vingança. Atitudes que passam a ideia ao telespectador que trair e se vingar é lei capital, ou seja, todos farão ou devem fazer um dia. De outro lado estão as famílias genuinamente comprometidas com algo maior, com uma verdade soberana, com um ensinamento supremo completamente diferente, e famílias assim não permitem a entrada de conteúdos perniciosos em seus lares. No seu ponto de vista, Sônia, o que ainda falta às pessoas se convencerem a trocar de canal? A simplesmente não mais dar audiência a tanto lixo, e começar a se envolver e se transformar por emissoras de rádio e tv que genuinamente oferecem alternativas que promovem a paz e o bem?
 
Sônia: A Palavra de Deus, no Evangelho de São João capítulo 8,32 diz: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Infelizmente, as pessoas estão sendo enganadas, iludidas, seduzidas pelo mal e, consequentemente, destruídas, e passam por um sofrimento muito grande, porque não têm interesse pela Verdade.
Eu rezo para que as pessoas sejam convencidas e alcançadas pelo Espírito Santo e que sejam atraídas pela Verdade, que é Deus. Ele nos diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Somente escolhendo uma vida em Deus, trilhando um caminho na verdade e levando a sério os ensinamentos de Jesus é que construiremos um mundo melhor pra se viver.
 
Rodrigo: Sabe-se da imensa importância de Maria na história da salvação. Que importância Maria, a mãe de Jesus, tem na sua vida e na vida da sua Família?
 
Sônia: Eu tive a graça de escrever um livro que se chama: “Terço na Mão e Fé no Coração”. Em um dos capítulos, narro em detalhes minha experiência com Nossa Senhora. Maria é uma presença materna na minha vida e na minha família. É com ela que partilhamos nossas lutas diárias, falamos dos nossos sentimentos, medos, das nossas alegrias, angústias e preocupações. Com Maria, que é mãe, mestra e educadora, aprendemos a viver bem nossa vida espiritual, pessoal, familiar, comunitária, profissional e social. A maternidade de Nossa Senhora nos ajuda a enfrentar e a superar tantos desafios que vão surgindo em nossa caminhada. Em casa, nos consagramos a ela, rezando o santo terço em família. Ela é nossa mãe e, em tudo, recorremos à sua intercessão.
 
Rodrigo: O Santo Terço era considerado, pelo São Padre Pio de Pietrelcina, uma poderosa e necessária "arma" no combate espiritual. Padre Pio levou uma intensa vida de oração. O Papa São João Paulo II também elevou a oração do Santo Terço ao nível de uma prece essencial para manter a Família cristã unida. Sônia, que significado o Santo Terço tem na sua vida?
 
Sônia: A oração do terço recomendada por Nossa Senhora em suas aparições é uma oração para os simples, que pode ser rezada por todos. A única oração que sabia fazer quando criança era a recitação do terço e, mesmo na minha distração, experimentava consolo, calmaria e uma força interior que me fortalecia. Na minha vida, a oração do santo terço significa dar as mãos a Nossa Senhora e deixar ser conduzida e cuidada por essa mãe tão especial. É deitar no seu colo e poder descansar. O terço me ajuda a crescer na intimidade com ela e a contemplar os mistérios da salvação. Cada fato meditado da vida de Jesus vai me ensinando a viver uma vida de santidade. O caminho que Jesus percorreu é o que somos convidados a trilhar também e, com Nossa Senhora, esta caminhada até o Céu se torna mais leve e alegre.
 
Rodrigo: A sociedade tem se deparado com uma imensidão de jovens perdidos, drogados, alucinados, adoecidos, viciados em bebidas, orgias e "baladas." E muitos desses jovens são pessoas boas, sensíveis, mas, por vários motivos foram desviados do Caminho. Você acredita que as Jornadas Mundiais da Juventude tem se tornado um atrativo para resgatar tantos jovens que tem colocado a salvação em risco, fazendo-os tomar consciência de que cada um deles é território sagrado, e por isso a melhor alternativa para se viver em paz e feliz é ao lado de Deus e não longe Dele?
 
Sônia: A Jornada Mundial da Juventude, os Encontros de Jovens, os Acampamentos para Jovens, os Grupos de Jovens, enfim, cada iniciativa nos tempos que estamos vivendo é de extrema importância para resgatar esses que, no futuro, governarão o nosso país. São muitos os males que estão prejudicando nossa juventude. Precisamos nos unir para evangelizar e ajudar os jovens.
Infância... Sabemos do imenso carinho e cuidado que Jesus tinha com as crianças. Sônia, fale-nos um pouco mais sobre o projeto Canção Nova Kids e da importância dos sócio-evangelizadores que mantém a emissora no ar 24h evangelizando.
 
Rodrigo: O “Espaço Kids” será o mais novo espaço de evangelização na Canção Nova. Voltado 100% para esse público, proporcionaremos a quem vem aos nossos acampamentos, um ambiente agradável, adequado e seguro para todas as crianças. Será um lugar de diversão e evangelização! A inauguração está prevista para outubro de 2018.
 
Sônia: O Espaço Kids, como tantas obras de evangelização, acontece graças aos corações generosos dos nossos sócios. O sócio evangelizador é o grande instrumento da Divina Providência que ajuda a Canção Nova a garantir sua ação evangelizadora por meio do Sistema Canção Nova de Comunicação.
 
Rodrigo: Final de ano... Mais um. Depois, ano novo... Mais um. Mas será mesmo que teremos um ano novo, se os nossos pensamentos e as nossas atitudes estiverem velhas e carcomidas? São Paulo nos disse para nos transformarmos pela renovação da nossa mente (Romanos 12,2), nos afastarmos das más companhias (1 Coríntios 15,33) e buscarmos as coisas do Alto (Colossenses 3,2). Sônia, que mensagem final de fé, esperança e amor você deixa aos leitores desse jornal?
 
Sônia: A você leitor eu desejo um ano novo feliz, repleto de esperança e do amor de Jesus e Maria. Não desanime diante das dificuldades, ao contrário, mantenha seu olhar e coração em Deus e, em todas as situações, recorra à intercessão de Nossa Senhora. Que Deus abençoe você! 
 
A entrevista foi publicada em 20 de dezembro de 2017, quarta-feira.
Sua republicação está sendo realizada neste mês de outubro do ano de 2022.

Comente, compartilhe!