Guaxupé, sábado, 4 de maio de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Ao lado da oportunidade

segunda-feira, 29 de agosto de 2022
Ao lado da oportunidade Foto: Divulgação

Marlon Brando é considerado o melhor ator do Cinema de todos os tempos. 
 
Não são somente os críticos e seus fãs que pensam assim. 
 
Muitos dos seus colegas de trabalho também pensam igual, quando o viam atuar ou até mesmo quando atuavam com ele num mesmo filme.
 
O grande ator inglês Laurence Olivier chamou Marlon Brando de gênio da interpretação.
 
Anthony Quinn dizia que Marlon Brando era estupendo em cena.
 
Paul Newman afirmava ter até raiva de Marlon Brando, pois o que ele demorava um mês para conseguir representar, Brando conseguia espontaneamente num único dia, tamanha sua sensibilidade e inteligência. 
 
No Brasil, Brando foi extremamente vangloriado por atores como Lima Duarte, Juca de Oliveira, José Wilker etc. Diziam que Marlon, quando entrava em cena, tinha tanta habilidade que o público não conseguia mais olhar noutros atores, nem nos demais detalhes da cena. As pessoas naturalmente ficavam fixadas em Marlon Brando, tamanho seu magnetismo.
 
Brando foi conseguindo admiradores e até seguidores da sua metodologia, dentre eles os atores Robert Duvall, Jack Nicholson, Robert De Niro, Al Pacino, Matthew Broderick, Edward Norton entre tantos outros.
 
Tamanha sensibilidade foi demais para o grande astro do Cinema suportar. Sua vida pessoal de muitos modos foi um desastre. Porém, na atuação, conseguiu manter seu talento. 
 
Na imagem desta matéria, vemos o então jovem ator iniciante Al Pacino, ao lado do já veterano e renomado Marlon Brando, nos bastidores do premiado filme The Godfather (O Poderoso Chefão).
 
Pense na satisfação de Al Pacino em poder atuar ao lado de Brando. Uma rara oportunidade de aprendizado na arte da representação.
 
Citei aqui este exemplo conhecido por todos nós, praticamente, para falar daquelas pessoas que não são mundialmente conhecidas, mas que foram e são muitíssimo importantes para você. 
 
Pessoas que te amaram, te amam, e que você do mesmo modo as ama. Gente simples e humilde, e que tem muito mais virtudes de conduta generosa e salutar do que indivíduos famosos do Cinema.
 
Pense em você agora. Na sua vida, na sua história, na sua formação familiar, escolar, religiosa. 
 
Identifique o privilégio de ter tido, além do dom da vida, a oportunidade de também conviver bem pertinho de alguém que te acolheu, compreendeu, sorriu, te acalmou, encorajou, te ouviu, abraçou, orientou. 
 
Foi seu pai? Sua mãe? Foram ambos? Seu avô? Sua avó? Seu irmão? Sua irmã? Algum outro familiar? Um bom amigo ou uma boa amiga?
 
O tempo passa né... Chegará o momento em que será a sua vez: alguém precisará do seu amparo, do seu ombro, do seu olhar.
 
Você está se preparando para isso?
 
O preparo se faz com gratidão e oração, recordação e propósito, aprimoramento e esperança. 
 
Bom preparo!

Comente, compartilhe!