Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Eleições

terça-feira, 12 de julho de 2022
Eleições Imagem: Divulgação

O mais feio é que o partido que veio se propor como sendo o partido da solução, se mostrou o partido da avacalhação. (Frase pronunciada há nove anos, pelo psicoterapeuta Paulo Gaudêncio)
 
 

A frase acima, do saudoso psicoterapeuta Paulo Gaudêncio, pronunciada há nove anos, na verdade, pode ser aplicada a qualquer partido, de qualquer época, porque todos os partidos, nas mais variadas épocas, se apresentaram e se apresentam como sendo a solução dos problemas da nação. Promessas maravilhosas. Publicidade encantadora. Quando chegam lá, misericórdia... É um horror. Geralmente é assim, ainda, infelizmente, e especialmente no Brasil.
 
Todos acabam vigiando e controlando a todos, para que ninguém faça o que todos gostariam de fazer, previu o também saudoso psicoterapeuta José Ângelo Gaiarsa – um previsão não exclusiva para a política, mas atribuída a outros contextos também.
 
Novamente estaremos diante das eleições.
 
E, tristemente, outra vez a polarização raivosa manifestada pelo descontrole insano das emoções está disseminada na cabeça dos incautos insossos, inconscientes e inconsequentes.
 
Fanatismo partidário de ambos os lados.
 
Fanático não pode mudar de ideia. Fanático não quer mudar de assunto. Por isso, é inútil pretender dialogar com pessoa fanática.
 
O óbvio passa sempre despercebido pelo indivíduo fanático, sempre um distraído.
 
O que é o óbvio?
 
O óbvio: Jesus Cristo não é o candidato.
 
Ninguém está votando em Jesus Cristo.
 
Nenhum candidato é um ser perfeito, nenhum deles é o Ungido Salvador de todos.
 
Todo candidato é tão somente um ser humano quanto todos os seus eleitores.
 
Assim sendo, aspectos positivos e negativos poderão ser encontrados em ambos os lados, em todos os partidos.
 
Pessoas boas e bem intencionadas, sim, elas existem em ambos os lados; pessoas ruins e causadoras de escândalos, pois é, elas também estão por aí – em ambos os lados.
 
O joio e o trigo crescem juntos, disse Jesus de Nazaré.
 
O ser humano erra.
 
Quem erra e reconhece, se desculpa e se esforça para não errar mais, assumindo outro caminho, esse é um bom candidato. E ainda assim não será perfeito só porque reconheceu alguns erros. Continuará sendo um ser humano.
 
Já quem não reconhece quando erra, se mostra como o único capaz de botar ordem na casa, que é corretíssimo e honestíssimo, praticamente um ser alado enviado por Deus para o bem e a salvação de todos, que quer tolerar tudo e fazer carinho em todos, bons e maus, cuidado! Não se pode agradar a Deus e fazer cafuné no capeta ao mesmo tempo. Cuidado!
 
 
>>> 
 
 
Encerro com um texto do colega psicólogo Jacob Pinheiro Goldberg, relatando um triste fato ocorrido com ele, na cidade de São Paulo, diante de uma pessoa politicamente fanática:
 
Fui ameaçado de morte e agredido, verbalmente, no dia 2 de julho ao subir de táxi a Av. Angélica com o motorista Aurélio da Cunha por uma moça, acompanhada por outra mulher. A criminosa, provavelmente drogada, desgrenhada, gritava frases desconexas insistindo aos berros: ‘Você é inútil, não merece viver’. Na fúria animalesca se referiu à que eu era excluído da mídia e as minhas postagens. Registro minha profunda repulsa à essa criminosa e eventuais cúmplices: realmente sou inútil ao vosso propósito satânico de ódio, seja lá qual for a origem política, religiosa ou bandida que representa. Fica essa denúncia pública para os devidos fins legais e de Direito. Finalmente o episódio reforça minha linha de atuação filosófica contra qualquer forma de sociopatia ou barbárie totalitária clara ou disfarçada. Eu sou uma pessoa, você é um ‘não-ser’, escória da natureza.

Comente, compartilhe!