Guaxupé, sexta-feira, 3 de maio de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Entrevista com a Madre Marlene, da Congregação das Irmãs Nova Betânia

sábado, 5 de junho de 2021
Entrevista com a Madre Marlene, da Congregação das Irmãs Nova Betânia Madre Marlene da Silva Della Torre, da Congregação das Irmãs Nova Betânia, em Guaxupé (Foto: Arquivo Pessoal)

Rodrigo: Madre Marlene, que época essa a nossa, hein! Quantas dores, lutas, perdas e luto. Por outro lado, as pessoas têm também percebido a importância de um estilo de vida simples e necessitada de integração espiritual.
Que mensagem a senhora poderia passar a todos, nesta circunstância de vida passageira na terra?
 
Madre Marlene: É com imensa alegria que, nestes tempos difíceis pelo qual estamos passando, partilhamos de um assunto tão pertinente a este reconhecido e valioso trabalho realizado pelo Jornal da Região.
Ninguém está de fora desta situação. 
Queiramos ou não, estamos a mercê de sermos contaminados por este vírus, de "perdermos" nossos entes queridos, de sofrermos as consequências dos desastres econômico-sociais que acompanham toda essa situação.
Não há como fugir, mas é possível se prevenir, fazendo a nossa parte, cada um de nós, agindo com o nosso esforço.
É conhecido pela maioria, ou por todos que queiram estar a par, os protocolos para enfrentarmos essa "terrível" pandemia, tornando possível viver em contínua busca de uma prevenção eficaz, minimizando tanto o contágio, bem como tudo o que ele venha a acarretar.
Pela fé sabemos que aqui, nesta vida terrena, não é o fim, mas o preparo para a verdadeira vida...
A verdadeira vida onde cremos esperançosos que não haverá mais tristezas, vazios, inseguranças. E é uma vida possível de ser iniciada já aqui mesmo na terra.
Na vida eterna, toda a beleza e plenitude nos esperam! Como já dizia Santo Agostinho, só seremos completamente felizes quando descansarmos em Deus.
Isso nos remete ao pensamento de que, aqui, nossa felicidade é limitada. Sabemos que isso é verdade, por tudo o que nos assola, não somente a pandemia, mas tantas outras situações de dificuldades que atravessa a humanidade.
Apenas em Deus mesmo se realiza e se concretiza o sentido de nossa existência.
Sinto cada vez mais nítido, nas circunstâncias que tenho enfrentado, que Deus age em nosso esforço. Então, a todos nós, cabe o esforço por meio  da prevenção, do cuidado consigo mesmo e com o próximo, da busca constante do cultivo de uma fé tão alicerçada em nosso Criador, pela qual não nos prendamos aos medos, às dificuldades enfrentadas, mas que busquemos nesse mesmo Senhor o nosso sustento, a nossa alegria, nosso conforto e nossa força, para continuarmos nos empenhando rumo à uma sociedade baseada na busca pela Verdade e pelos princípios que o próprio Deus nos ensina, por meio de Sua Santa Palavra.
"Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos" (Mateus 28, 20). Deus, sendo Amor, nos ama incondicionalmente.
Assim, em seu amor, tudo se renova, tudo ganha outro sentido, outra direção.
Na Oração, obtemos grandes milagres... fazemos experiências todos os dias, no enfrentamento não só da pandemia, mas de todas as tribulações e dificuldades pelas quais sofre a humanidade.
Desse modo, passamos a viver com outro gosto, outro sabor, pois a nossa comunhão com Deus vai nos libertando não apenas das prisões acarretadas pela pandemia (ficar em casa, usar máscara, renunciar a abraços, aproximações), mas também das prisões eternas, àquelas causadas pela escravidão do pecado, gerando infelicidade e vazio...
À todos os nossos semelhantes, filhos do mesmo Criador, amados igualmente pelo mesmo Deus, nossas orações, nosso carinho e confiança de que o Senhor está com todos, e à espera dos corações se abrirem a tantas bênçãos reservadas.
Deus nos abençoe a todos! (Madre Marlene da Silva Della Torre, da Congregação das Irmãs Nova Betânia, em Guaxupé)
 

Comente, compartilhe!