Guaxupé, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Amado São José

terça-feira, 27 de abril de 2021
Amado São José

De José, pai adotivo de Jesus de Nazaré, sabemos pouco, do ponto de vista dos registros históricos.
Mas o pouco sobre José não deixa de ser grandioso aos olhos da fé.
Um homem justo que pensou ter sido traído. Se sentiu ferido. Angustiado, entristecido. Até ser suficientemente esclarecido pelo Anjo a respeito de todo o Mistério no qual ele também, José, estava envolvido.
José repensa, ora, medita, e decide então se manter unido à doce Maria, proteger e cuidar do Emanuel, o Menino Jesus, o Cristo. José se manteve ao lado do Deus encarnado.
O pouco sobre José nos remete à um estilo de vida simples e humilde.
Por isso José é exemplo de desapego, serenidade e silêncio.
Note quantas virtudes comportamentais, fruto de uma mente renovada, confiante, amparada pelo próprio Deus.
José, para os dias de hoje, é exemplo seguro, fortalecido, confiante e corajoso de que é sim aconselhável e possível ir na contramão de um mundo ensandecido pela ilusória ostentação.
José é modelo de esposo, pai, educador, trabalhador. Ensinou a Jesus o valor e a dignidade do trabalho. Por isso é sempre lembrado quando o assunto é família e trabalho. José foi fiel. José foi leal.
José fez de todas as dimensões de sua vida território sagrado.
Certamente foi um pai muito respeitado, muito amado por Jesus.
Maria e Jesus seguramente se entristeceram com o falecimento de José, apesar de saberem do dom da vida, do amor de Deus que restaura a vida, da veracidade da Ressurreição. Partiu José para o Céu, mantendo sua discrição, porém jamais esquecido pelo povo cristão.
São José, na sua discreta e sincera humildade, ensina a todos quais são as duas fontes da felicidade: a simplicidade e a fidelidade. Obediente e bondoso São José.
São José: seu silêncio, sua marca – sua mensagem. Discreto, honesto. Homem justo.
Todo trabalhador, toda trabalhadora, todo estudante, todo homem, todo pai de família, toda mulher, toda mãe de família, podem sim recorrer ao jeito de José, ao coração de José, à mente flexível de José, e olhar para ele como aquele homem forte que fez parte do Plano de Deus, o homem simples que abraçou Jesus, protegeu e educou aquela criança que seria após compreendida como o Senhor, o Salvador, o Caminho, a Verdade e a Vida. José descentralizou-se, para dar maior valor ao Menino e a Maria. José foi exemplo de serviço. Viveu para servir, e serviu sem precisar se mostrar.
Viva São José!


Encerro a reflexão psicológica sobre aspectos da fé cristã, tão influente na mente e na conduta de milhões de pessoas. Mesmo que a pessoa não tenha fé cristã, mesmo que não pertença formalmente a uma instituição religiosa, poderá notar aspectos impressionantes de sanidade e equilíbrio emocional em Jesus, Maria e José, tão importantes para a Psicologia, que visa oportunizar autoconhecimento, autocontrole, empatia, capacidade de dialogar, que são valores de civilidade enfim, valores éticos e morais. Vale a pena estudar mais sobre a Sagrada Família de Nazaré.

Comente, compartilhe!