Guaxupé, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Fé em meio à pandemia

quinta-feira, 18 de março de 2021
Fé em meio à pandemia Foto: Instituto Hesed

A vida da primeira comunidade cristã era fundamentada na fidelidade e na felicidade partilhada (Confira em Atos dos Apóstolos 1, 14; 2, 42-47).
A fé mantinha a comunidade unida, que orava de modo perseverante, e partilhava fraternalmente conforme a necessidade de cada um. Havia harmonia e união.
Fortalecida na mesma fé, a comunidade nutria esperança, requalificando diariamente o sentido da vida.
Assim era a vida da primeira comunidade cristã.
Sabemos que a religião de maior influência em nosso país é o cristianismo, uma crença arraigada que transforma mentes e corações, determina a conduta da maioria.
São milhões de fiéis que professam livremente a fé em Jesus Cristo.
Jesus tem sido estudado cada vez mais e melhor por psicólogos. De fato, o Mestre de Nazaré tem uma personalidade fascinante, e uma proposta de convivência pacífica inigualável, brilhante, contundente.
Sabemos também que a fé é uma força psíquica, quando praticada.
Nessa época de pandemia, estamos sujeitos a ficar de muitos modos tensos, ansiosos, abalados, frustrados, angustiados.
Eis que surge um dos ensinos de Jesus muito divulgado atualmente, capaz de fortalecer o espírito de quem tem sofrido as dores da insegurança diária: Jesus afirmou que ouvir e colocar as palavras dele em prática, é semelhante a construir uma casa sobre a rocha, onde os ventos e as enchentes não destroem a casa. Por outro lado, quem ouve as palavras de Jesus e não as põe em prática, é como construir uma casa sobre a areia: a casa será arruinada pelos ventos e pelas enchentes (Confira em Mateus 7, 24-27).
Nessa época de provações, tribulações, a fé é necessidade de sobrevivência e aprendizado (Reflita em 2 Timóteo 1, 7; Tiago 1, 2-3).
Aliás, no texto sagrado está escrito que o justo viverá pela fé (Confira em Hebreus 10, 38).
Jesus pediu para que fosse buscado em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. Desse modo, as demais necessidades seriam providenciadas (Confira em Mateus 6, 33-34).
Jesus deu ênfase na providência (Reflita em Mateus 6, 11).
Ter fé em Jesus significa obedecer, praticar o seu ensino.
Vimos que a primeira comunidade cristã vivia de partilha.
Jesus afirmou que a condição para a recompensa eterna é ter um coração misericordioso (Confira em Mateus 25, 31-45) - um coração também valorizado imensamente pela Psicologia enquanto proposta civilizada de relações interpessoais, onde a felicidade é uma realização coletiva, e não uma satisfação egoísta.
Como está se comportando a nossa comunidade atual? Tem sido fraterna? Estamos partilhando com aqueles que muito pouco ou nada tem?

Comente, compartilhe!