Guaxupé, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Psicologia não é padaria

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
Psicologia não é padaria

Uma das maneiras de explicarmos bem um bom conceito de tratamento em saúde, é por meio de alguns exemplos divertidos, lúdicos, simples e, quem sabe, até engraçados.
Você sabe qual é a diferença entre Psicologia e Padaria?
O dono da Padaria deseja que sua freguesia esteja presente todo dia. O motivo disso é muito evidente. Não precisa de explicação filosófico-psicanalítica nenhuma pra entender. Padaria é um comércio de produtos feitos no dia, pelo menos na sua maioria; são produtos desejados por todos, ou quase todos, e são produtos perecíveis. Logo estragam. Precisam ser consumidos. Precisam ser vendidos, ou partilhados, ou doados. É uma alegria ver os mesmos rostos todos os dias, além de outros visitantes que também passam por ali, na diversidade do dia a dia.
Já a maioria dos profissionais da Psicologia deseja ver brevemente boa parte de seus pacientes bem longe, resolvidos, conscientizados, organizados, equilibrados, requalificados, satisfeitos, aliviados, renovados na mente, libertos, em paz e, por isso, felizes, apesar das subsequentes e inevitáveis contingências, que serão enfrentadas com força e dignidade. Vez ou outra, claro, o paciente poderá entrar em contato ou em consulta complementar com seu psicólogo, para partilhar algo vivido, “tirar uma dúvida”, receber uma nova orientação, se assim for da vontade do paciente. Mas não todo dia. Psicologia não pode gerar dependência, não pode criar reforço de patologia.

Comente, compartilhe!