Guaxupé, sábado, 11 de maio de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

A lei da esperança

terça-feira, 22 de dezembro de 2020
A lei da esperança

Sempre a época do Natal nos remete a Jesus de Nazaré.
Façamos uma leitura teológico-psicológica deste período tão importante pra tanta gente, especialmente, claro, para os cristãos.
O ser humano tem esperança de plenitude.
Sabemos que somente o amor é pleno.
A lei de Jesus Cristo é a lei da esperança.
Vamos pensar juntos e redescobrir o que tanto já nos foi dito.
Esperamos todos que um dia verdadeiramente já não exista mais lágrima a ser enxugada, na certeza de não haver mais angústia, nem morte, nem luto, nem grito de desespero, pois não haverá mais dor.
Teremos alívio... Alívio!
A eternidade em Deus será sempre nova e feliz.
Deus é Espírito. Por isso se tem pedido tanto ao ser humano buscar as realidades espirituais eternas, elas que edificam, que não perecem, que dão sentido e significado à nossa existência.
Deus é amor.
Jesus é o Verbo encarnado.
Jesus é a Palavra de Deus.
A Palavra é Deus.Desde o princípio.
O mandamento de Jesus é o mandamento do amor.
Ele, Jesus, é a referência máxima do amor, em atos e palavras.
Há um dogma em Jesus: amar.
Jesus é o supremo amor.
Mas sempre tem gente que confunde tudo, acreditando que amar é estar autorizado a fazer aquiloque se deseja. Aqui está o grave equívoco, o erro de raciocínio, uma vez que ignora a própria natureza humana, inclinada à concupiscência, movida à satisfação dos impulsos egoístas, afeiçoada aos prazeres materiais e carnais.
Deus não autoriza ninguém a pecar.
O amor liberta, mas a liberdade em Deus não corresponde ao pecado da libertinagem. Libertinagem é zombaria, é deboche ao amor. Eis a sutil e preciosa consciência que todos precisamos ter. Essa consciência é sinal de humildade, e a humildade é condição para nos envergonharmos, e a vergonha nos oportuniza o sincero arrependimento, a fim de não errarmos mais.
A data comemorativa e simbólica do Natal nos recorda a realidade do nascimento, o mistério da encarnação, nos pede conversão Àquele que veio para nos dar a orientação, a proteção, a bênção, a graça ea salvação. É desse modo que acredita o povo cristão.
Todo Natal é uma chance de cada cristão alimentar essa certeza de fé e perguntar a si mesmo: Será mesmo que o Cristo nasceu em mim? Será mesmo que o Cristo é o Senhor da minha vida? Será mesmo que Ele reina em meu lar? Será mesmo que eu tenho buscado o Reino de Deus em primeiro lugar? Será mesmo que, no exercício da minha liberdade, eu autorizo Deus a conduzir todas as dimensões da minha vida? Será mesmo que toda a minha vida e a vida da minha família estão consagradas ao Senhor, ao serviço de Deus? Será mesmo que eu estou edificando a minha existência sobre a Rocha? Que lugar Deus ocupa em minha vida? Enfim... É assim que deveria crer e viver cada cristão, com coerência e comprometimento, pois a prioridade é salvífica, quer dizer, tem a ver com a salvação.
E você? Você é cristão? O Natal tem alguma importância para você? No que você acredita? Como você passa esse momento histórico?

Comente, compartilhe!