Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Marco Regis de Almeida Lima
Marco Regis de Almeida Lima Antena Ligada Marco Regis de Almeida Lima é médico, nascido em Guaxupé, foi prefeito de Muzambinho (1989/92; 2005/08) e deputado estadual-MG (1995/98; 1999/2003). E-mail: marco.regis@hotmail.com

PEGADAS DOS GOLPISTAS NO DF SERÃO VASCULHADAS PELA POLÍCIA FEDERAL

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023
PEGADAS DOS GOLPISTAS NO DF  SERÃO VASCULHADAS PELA POLÍCIA FEDERAL Foto: Redes Sociais/Divulgação

Quem pensa que o ataque sem precedentes aos Três Poderes da República neste domingo, 8 de janeiro, no Distrito Federal – DF – seria tolerável aventura e fonte de intimidação por parte dos fanáticos adeptos do bolsonarismo, vai ficando redondamente enganado. Seria chover no molhado ficar a repetir o ambiente e o cenário de terra arrasada que essa horda de bárbaros promoveu na Praça dos Três Poderes em Brasília-DF. Todos os meios de comunicação expuseram a maneira desordeira e destruidora com que aqueles que se intitulam “patriotas” causaram não ao recém-instalado Governo Lula. Causaram danos irreparáveis ao patrimônio, à cultura, à história e   também ao funcionamento do nosso País. Mas, foram rechaçados e a Democracia resistiu. Conflitantemente, grande parte dos rebeldes golpistas se enrolavam na bandeira brasileira, que tem como dístico central as palavras Ordem e Progresso. Qual o sentido de se envolverem no manto pátrio e transgredirem o lema positivista que nele se inscreve? O respeito às leis, mormente à Constituição Federal é expressão da Ordem, dela resultando o Progresso.

O novo governo brasileiro foi legalmente empossado e rompia sua primeira semana  de estabelecimento, quando foi covardemente atacado. Repetindo, atacaram mais do que a democracia, pois ali estavam as imponentes construções do gênio criador de Oscar Niemeyer, através das linhas arquitetônicas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF – Supremo Tribunal Federal. Dentro, era guardado um acervo de inestimável valor, consistindo de equipamentos, mobiliário, documentos, obras de arte como a grande tela do pintor nacional Di Cavalcanti, que levou seis furos de objetos pontiagudos. Todavia essas manobras golpistas não acontecem pela primeira vez. O mais democrata de todos os Presidentes que teve o Brasil – Juscelino Kubitscheck de Oliveira (PSD/MG), mineiro de Diamantina – não somente teve sua posse ameaçada no chamado Movimento de 11 de Novembro de 1955, defendido pelo seu futuro Ministro da Guerra, Marechal Teixeira Lott, como enfrentou uma Rebelião de Militares da Aeronáutica, em 10 de Fevereiro de 1956, exatamente dez dias depois da sua posse. Major Velloso e Capitão Lameirão se apossam de um caça militar, fugindo, estabelecendo-se, e ganhando apoio da própria FAB, na Base Militar de Jacaréacanga-PA. Chegaram a dominar as cidades paraenses de Santarém, Itaituba, Aragarças e Belterra. A Revolta de Jacaréacanga durou 19 dias, sendo dominada por tropas legalistas. JK anistiou os revoltosos. Em 1959, acontece a Revolta de Aragarças, sendo, então 5 aviões desviados pelos rebeldes, dois deles particulares sequestrados, sendo um da famosa PANAIR  do Brasil.

Inédita foi a maneira vândala como a Democracia foi atacada neste domingo, 8. Tudo sob as vistas grossas do GDF – Governo do Distrito Federal. Afinal de contas o Governador Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito por um eleitorado maciçamente bolsonarista, sua PM – Polícia Militar – está contaminada pelo nocivo e inaceitável vírus da Política e da ideologia do autoritarismo – como muitas outras corporações militares do sul e sudeste brasileiro. Dessa suposta cumplicidade, sob investigação, surgiram imediatas reações do Governo Lula (PT) e do STF, que resultaram numa ação tardia, mas, de evidente eficácia, que foi a investida da tropa de choque da PM/DF sobre os manifestantes e as primeiras e necessárias levas de prisões em flagrante delito. A seguir, foi decretada a intervenção na Segurança Pública do DF, havendo a prévia demissão do Secretário da Segurança do DF, Anderson Torres, nomeado no primeiro dia deste ano de 2023 pelo Governador Ibaneis, ele que foi Ministro da Justiça do Governo Bolsonaro (PL), a quem serviu até o final do Mandato. Curiosamente, o Secretário Torres com uma semana de nomeação nesse cargo estava em férias nos Estados Unidos da América, talvez nas proximidades do ex-Presidente Bolsonaro, em Orlando/Flórida.

Eis a questão: governos possuem serviços de inteligência, antigamente chamados  de espionagem. Como e por que o Governo do DF, sua Secretaria da Segurança Pública e sua PM   não se prepararam, ou mais francamente, amaciaram com uma proteção que blindasse a Praça dos Três Poderes? Certamente, como disse o atual Ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB/MA): não se poderia prender as multidões acampadas defronte unidade do Exército em Brasília, nem das multidões que chegariam de ônibus, sem que houvesse um comportamento delituoso dos mesmos.   Havia antecedentes da tentativa de invasão da Polícia Federal de Brasília no dia 12 de Dezembro, data da Diplomação do Presidente Lula (PT) e do Vice Alckimin (PSB), e a queima de ônibus e outros veículos nessa mesma ocasião. Mais do que isso, as redes sociais estavam impregnadas de convocações para essa marcha sobre o DF para o 8 de Janeiro. Diz o portal Yahoo que somente um tal de Ramiro Caminhoneiro era mencionado em 1.148 mensagens no aplicativo Telegram, em 122 grupos de conversas políticas, conforme levantado pela empresa PALVER, a pedido da Agência Lupa. Nas conversas de Ramiro ele dizia que 3.000 ônibus estavam disponibilizados para essa Marcha. Eu mesmo, por descoberta do meu filho e ex-Vereador Cristiano (PDT), assisti a um vídeo, na 5a.feira anterior ao domingo, no qual um jornalista se passava por um sonso bolsonarista de Avaré-SP, interessado na ida “nessa excursão a Brasília”, conversando com uma organizadora da Marcha. O jornalista puxava a língua da Organizadora e ela respondia, a começar pela correção contundente que não seria uma excursão nem sabia quantos dias seria a permanência no DF, nem revelou quem bancaria a viagem, mas precisava de milhares de bolsonaristas comprometidos com a causa e que cada um incentivasse parentes e vizinhos a irem. SE em Muzambinho sabíamos dessa Invasão a Brasília três dias antes, como que as autoridades do DF dela não sabiam e seus objetivos violentos? Por isso, o Ministro Alexandre de Moraes do STF, acertou na mosca ao afirmar nesta 3a.feira, 10, que os mais de 1.000 detidos na Polícia Federal do DF, que passam por triagem desde as prisões de domingo, reclamam das condições das dependências coletivas onde estão “pensando que estão numa colônia de férias”.

Foram esses indícios de frouxidão e cumplicidade que geraram a Intervenção Federal na Segurança Pública do DF, conduta ratificada durante esta semana pela Câmara dos Deputados e pelo Senado da República, além da prisão do Comandante Geral da PM/DF, Fábio Augusto Vieira, nesta 3a.feira, 10, bem como a decretação da prisão do Secretário da Segurança, Anderson Torres, tão logo  ele desembarque no Brasil.
Quantos aos peixes médios e miúdos, “a jiripoca vai piar muito”. Policiais militares que demonstraram “carinho” pelos criminosos invasores sabem que o Interventor Capelli está preparando investigações próprias na Corporação Militar. Diz o Yahoo que um Coronel da Reserva do Exército, servidor atual no Hospital das FFAA (Forças Armadas) do DF, Cel. Adriano Camargo Testoni, teve sua demissão publicada no Diário Oficial da União na 3a.feira, 10. Ele gravou fortes xingamentos aos generais da ativa e às FFAA. O mesmo portal informa que na região do município de Onda Verde-SP, a Polícia Rodoviária Federal barrou a passagem de um ônibus, detendo seus 44 passageiros, muitos com ferimentos produzidos por balas de borracha, dentre eles a Profa. Sandra Moraes Gimenes Bosco, docente de Biociências da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – de Botucatu. Ninguém ficará preso arbitrariamente. Todos terão direito ao devido Processo Legal. A maioria responderá o processo em liberdade. Porém, haverá uma Força-Tarefa para julgamento mais rápido daqueles mantidos encarcerados por razão de maior comprometimento. Uma promessa fazem autoridades policiais e do Ministério da Justiça: estarão na investigação e na procura dos FINANCIADORES GOLPISTAS, sejam eles pequenos comerciantes ou grandes empresários. Não ficarão impunes. Os paus mandados e buchas de canhão também estarão na mira dessas investigações.

Acabou essa estória de clamar por intervenção militar. As FFAA são guardiãs da Democracia. A nova tentativa de Golpe de Estado do dia 8 foi dominada. Embora o Senador Flávio Bolsonaro diga concordar em punição para alguns vândalos, isentando o pai de quaisquer ligações com os rebeldes, a realidade não é bem essa. O ex-Presidente Jair Bolsonaro teve uma curta  carreira militar. Quando Tenente, cumpriu prisão de 15 dias por ter escrito artigo para a Revista Veja, protestando por melhores salários. Posteriormente foi acusado e condenado em 1a. Instância  por ter ameaçado explodir uma bomba nas dependências do Exército. Na 2a. Instância, dizem alguns, ele foi aconselhado a sair do Exército em troca da absolvição. Como Deputado Federal sempre pregou uma ditadura militar, defendeu os torturadores do Regime Militar, pregou o fuzilamento de outros 30 MIL esquerdistas, incluindo o Presidente Fernando Henrique Cardoso,  menosprezou mulheres e homossexuais. Como Presidente sempre transferiu responsabilidades,  negligenciou e debochou da Pandemia do Coronavírus, acobertou esses seus aliados que pregavam e praticavam atos antidemocráticos, agora terroristas que destruíram as dependências do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e o STF. Violência sempre foram as sementes plantadas pelo militar indisciplinado e político prepotente, Jair Messias Bolsonaro.

Comente, compartilhe!