Guaxupé, terça-feira, 30 de abril de 2024
João Júlio da Silva
João Júlio da Silva PAPOENTRELINHAS João Júlio da Silva é jornalista em São José dos Campos (SP), natural de São Pedro da União e criado em Guaxupé. Blog https://papoentrelinhas.wordpress.com

Questão de vida eterna e morte: coroas fúnebres e coroa da vida

domingo, 1 de novembro de 2020
Questão de vida eterna e morte: coroas fúnebres e coroa da vida

Nos dias fúnebres, quando as pessoas relembram seus entes queridos, a vida e a morte reacendem nas mentes os questionamentos a respeito da existência humana. No Dia de Finados muitos choram os seus mortos, outros prestam cultos, e há aqueles que   preferem manter uma certa distância de tudo que esteja relacionado com a morte.
Mas, afinal, o que é a vida e o que é a morte? A questão é muito mais séria do que muitas pessoas pensam ou sequer imaginam. Afinal, é um caso de vida e morte.
A morte nos separa daqueles que amamos, mas a história de uma existência não termina assim, ainda não é o fim.
A morte é um fato, todos passarão por ela, e por não sabermos a data exata em que virá, não podemos correr o risco de passar a vida eterna distante da luz, em meio a trevas. Por isso, enquanto há vida há esperança.
Mas, que fique bem claro, é questão de fé e de livre-arbítrio de qualquer pessoa para decidir onde passará a vida após a morte, se num lugar de refrigério ou onde há choro e ranger de dentes. Afinal, a vida é eterna tanto em um, como no outro lugar. A morte é apenas uma passagem.
E aqui fica um alerta: a decisão tem que ser tomada enquanto estivermos vivos, e a vida neste mundo é breve. Tomada a decisão pela luz, é preciso estar firme até o dia final. A vida pode sim, ser um refrigério por toda a eternidade!
Durante os velórios, percebemos que os mortos recebem coroas de flores como homenagem, alguns mais, outros menos, e a grande maioria, nenhuma sequer.
São condolências dos vivos, mas o que realmente importa no momento fúnebre não são as coroas de flores recebidas, mas sim, se o falecido conseguiu a coroa da vida através daquele que é o único “caminho, a verdade e a vida”.
Portanto, de que valem inúmeras coroas de flores ou "meia dúzia" delas, se a pessoa falecida não obteve, enquanto estava viva, o que realmente é precioso, a vida eterna.

Além das coroas de flores, que murcham e vão para lixo, todas as outras conquistas também ficam para trás, de nada valem os troféus e medalhas conquistados, os diplomas e certificados, cargos importantes e mandatos políticos, as mais diversas homenagens, todos os bens adquiridos neste mundo, tudo ficará aqui. Com o tempo, troféus, medalhas, diplomas e certificados do falecido acabam indo parar numa caixa qualquer num canto de algum quartinho, para no final, muitas vezes, também irem para o lixo.

O que fica então do morto? O que nada destrói e permanece é o legado deixado neste mundo. Para quem parte crendo no maior de todos os nomes é a vitória total através da coroa da vida. Assim é.
"Mostra-te fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida", afirmou, categoricamente, Jesus Cristo, o Salvador.
 

Comente, compartilhe!