Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Jair Hermínio da Silva
Jair Hermínio da Silva Nossa Língua Portuguesa Professor de Português aposentado.

DICAS DE PORTUGUÊS

segunda-feira, 20 de julho de 2020
DICAS DE PORTUGUÊS

 
Observe a semelhança existente entre algumas palavras:
 
1. Muitas pessoas confundem, como é de se esperar, as palavras SESSÃO, SECÃO (ou SECCÇÃO) e CESSÃO. Elas são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados e grafias diferentes. Para que você as utilize corretamente, leia as seguintes explicações:
 
  • SESSÃO quer dizer reunião. Exemplos: Assistimos à sessão de cinema. (As pessoas reúnem-se para assistir ao filme). Os deputados iniciaram a sessão parlamentar. (Os deputados reúnem-se para discutir as questões estaduais ou nacionais).
 
  • SEÇÃO (ou SECÇÃO) significa departamento, divisão (relaciona-se com o verbo seccionar, que quer dizer cortar). Exemplos: A seção de vendas da firma tem novos funcionários. Dirija-se à seção de cobrança.
 
  • CESSÃO tem o significado de doação (relaciona-se com o verbo ceder). Exemplos: A cessão de móveis velhos ajudou aquele orfanato. As senhoras da instituição de caridade seriam beneficiadas com a cessão de alguns aparelhos para surdez.
 
2. Note a diferença entre as palavras CONSERTO e CONCERTO: 
 
  • O vocábulo CONSERTO significa reparo, remendo. Exemplos: O conserto do relógio sairá caro. Você já       providenciou o conserto da máquina de lavar roupa?
 
  • Por outro lado, a palavra CONCERTO quer dizer apresentação musical. Exemplos: Fomos assistir a um concerto no Teatro Municipal. O concerto da Orquestra Sinfônica de Israel atraiu grande público.
 
           3. Há também frequentes confusões entre as palavras CENSO e SENSO.
 
  • CENSO é um levantamento estatístico de dados, ou seja, um recenseamento. Exemplos: O governo está promovendo um censo agropecuário. Os agentes do censo percorrem os mais distantes pontos do país.
 
  • SENSO, por vez, significa noção, juízo. Exemplos: Aquele homem parece ter bom senso. Seu senso de humor era inigualável.
               
 

Comente, compartilhe!