Guaxupé, sábado, 4 de maio de 2024
Helbert Ananias Valverde
Helbert Ananias Valverde Serenidade para o seu Pet Helbert A. Valverde é Médico Veterinário pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Redes Sociais: @valverdehelbert e facebook.com/helbertvalverdeac

Tumores caninos e felinos, reflexo da longevidade

domingo, 30 de julho de 2023
Tumores caninos e felinos, reflexo da longevidade

Até bem pouco tempo, quando os cães e gatos tinham tumores, muitas vezes se recorria à eutanásia. Hoje em dia a medicina veterinária evoluiu bastante nesse assunto. Como hoje os pets vivem mais, já temos classificação e estadiamento dos principais tumores dos cães e gatos. E na maioria dos casos é possível tratar e estabilizar os pacientes.
 
Tumor ou câncer podem ser descritos como a reprodução acelerada, agressiva de células. Ou seja, há um aumento de volume. Tumores podem ser classificados em benignos, que não se espalham e não causam grandes prejuízos e malignos, que se espalham com facilidade e costumam ser mais agressivos. Um componente interessante dos tumores malignos são as metástases, que são pedaços do tumor que se deslocam dentro do animal e produzem um novo tumor em outro órgão, geralmente importante, como fígado, pulmão, etc.
 
Prevenção de tumores
 
▪️Alimentação saudável;
 
▪️Ter peso saudável;
 
▪️Atividade física regular;
 
▪️Manter as vacinas em dia;
 
▪️Não comer carne processada e embutidos;
 
▪️Evitar exposição solar excessiva;
 
▪️Visitas regulares ao veterinário, principalmente em doentes crônicos e idosos;
 
▪️Não ter contato com cancerígenos: fumaça de cigarro, formol, mercúrio, metais pesados.
 
Diagnóstico
Será feito conforme a doença instalada, podendo envolver: punção, cirurgia e imprinting.
 
OS TUMORES SEMPRE DEVEM SER RETIRADOS COM MARGEM DE SEGURANÇA E ENCAMINHADOS PARA BIÓPSIA.
 
Tratamento
Varia conforme a doença diagnosticada. Pode ser usada a quimioterapia, a radioterapia ou remoção cirúrgica.
 
Transmissão
Alguns tumores podem ser transmissíveis aos descendentes. Não é correto dizer transmissão, por não se tratar de algo contagioso. Mas, é a forma mais didática. Cientificamente envolve alterações de gens.
 
Já teve algum animal que teve câncer? É uma coisa que a gente torcia para não existir, mas infelizmente é bastante comum. Quanto antes for tratado, melhor o prognóstico.

Comente, compartilhe!