Guaxupé, quarta-feira, 8 de maio de 2024
Helbert Ananias Valverde
Helbert Ananias Valverde Serenidade para o seu Pet Helbert A. Valverde é Médico Veterinário pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Redes Sociais: @valverdehelbert e facebook.com/helbertvalverdeac

CORTE CORRETO DE PENAS DAS CALOPSITAS

terça-feira, 11 de julho de 2023
CORTE CORRETO DE PENAS DAS CALOPSITAS

As calopsitas são psitacídeos, ou seja, são aves de bico curvo, adaptados à alimentação à base de sementes. Elas são muito fáceis de domesticar ou de "amansar". Geralmente são alegres, gritam, perguntam, cantam e dançam. E por isso mesmo que elas ficaram tão populares. Elas são primas dos periquitos australianos e também vieram da Austrália.
 
Fáceis de reproduzir, permitidas por lei no Brasil, elas são a escolha de quem quer ter um pet não convencional.
 
Entre os cuidados a se ter com as calopsitas estão o horário em que elas vão dormir, que deve ser respeitado. São aves diurnas, devem ir para o poleiro cedo, perto das 18h00. Para terem melhor saúde. Não podem comer doces e nem café..
 
Essa semana atendi uma calopsita com corte errado da asa feito pela proprietária. Ela não teve a intenção e estava preocupada. Precisei retirar alguns canhões de pena, pois eles estavam ensanguentados pelo corte errado. É um procedimento dolorido, mas necessário para conter o sangramento. O corte serve para limitar o vôo da ave, e se feito em ambas as asas não permite que ela bata o peito ao pousar, evitando traumas à ave.
 
Geralmente, quando me trazem o animal, ensino a aparar as penas, a amansar e indico a dieta adequada. As calopsitas também gostam de ingerir pequenos pedriscos, muitos têm medo, mas é um hábito saudável. Os pedriscos comprados são chamados de Gritz.
 
Cuide bem da sua calopsita e terá ela por muitos anos. Já vi exemplares com 25 anos.

Comente, compartilhe!