Guaxupé, quarta-feira, 8 de maio de 2024
Helbert Ananias Valverde
Helbert Ananias Valverde Serenidade para o seu Pet Helbert A. Valverde é Médico Veterinário pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Redes Sociais: @valverdehelbert e facebook.com/helbertvalverdeac

Churrasco X Cães

domingo, 25 de junho de 2023
Churrasco X Cães

Os cães têm fome de leão, comem até não poderem mais. Isso tem a ver com a natureza evolutiva deles. Por serem carnívoros que viviam em bandos, viviam de caça e tinham pouco alimento disponível e sempre conforme a hierarquia da matilha. O líder se alimentava primeiro e os mais fracos se contentavam com os restos. Biologicamente isso tem explicação: apenas os mais fortes e inteligentes levariam os seus gens adiante.
 
Mas, hoje os cães são mais sensíveis e delicados, não podem com perfumes, têm uma respiração delicada, não podem com certos alimentos. Churrasco, será que pode?
 
Não pode, recebemos um grande número de cães com problemas intestinais e pancreáticos pós churrasco, entenda por quê.
 
Cebola e alho
Os cães podem ingerir uma quantidade muito pequena de tais alimentos, a dose tóxica é fácil de ser atingida.
 
Carne crua
Geralmente contém Salmonela e Listeria. Não devemos oferecer carnes, peixe ou frango crus que não tenham passado por tratamento. O tratamento é usar carnes de procedência e congelar por no mínimo 3 dias. Após, pode ser oferecida crua ou mal passada aos animais.
 
Milho assado
Festa junina, as comidas estão na nossa mesa. Bom mineiro sempre faz pamonha e no churrasco tem milho assado ou cozido. Os cachorros são desesperados e podem se engasgar com a espiga. Se for oferecer este alimento, que pode causar diarréia, retire os grãos. Como o milho é muito aromático, eles acham que é para comer o sabugo.
 
Espetinho de madeira
Os cães são inteligentíssimos, assim como nós. Mas, às vezes, sabemos dos malefícios dos alimentos e não oferecemos, mas acidentalmente eles tem acesso aos espetos de madeira, por conta do faro apurado. Ainda que mastigados, eles podem perfurar o estômago e intestino dos cães. Isso pode levar à morte
 
Carnes e gorduras
Os cães têm um limite diário de enzimas para digerir as proteínas. É muito comum eles terem pancreatite após participarem de churrascos. É uma doença muito dolorida, onde os animais ficam em posição de prece, por conta da dor lancinante e ela pode ser fatal.
 
O que você pode fazer pelo seu cão?
Não deixei de comemorar e receber os amigos, apenas garanta que o seu cão não esteja por perto. Deixo-o no canil ou com uma pet sitter. Dessa forma você curtirá tranquilo e sem surpresas. Caso identifique algum problema com ele busque imediatamente o médico veterinário.

Comente, compartilhe!