Guaxupé, quarta-feira, 8 de maio de 2024
Helbert Ananias Valverde
Helbert Ananias Valverde Serenidade para o seu Pet Helbert A. Valverde é Médico Veterinário pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Redes Sociais: @valverdehelbert e facebook.com/helbertvalverdeac

A vasectomia e a Ligadura de Trompas em cães e gatos existe. Entenda como funciona!

terça-feira, 13 de junho de 2023
A vasectomia e a Ligadura de Trompas em cães e gatos existe. Entenda como funciona!

A proximidade do ser humano com os animais de companhia cresceu muito nos últimos anos e esse amor aos pets às vezes esbarra em alguns contratempos e procedimentos cirúrgicos com efeitos adversos.

A castração de cães e gatos em machos e fêmeas é bastante indicada por oferecer diversos benefícios, como a esterilidade, a prevenção de doenças reprodutivas e tumorais, mas também conta com pontos negativos, como o risco de obesidade, a mudança no comportamento do animal.

Ao fazermos a castração dos cães e gatos, de ambos os sexos, retiramos as gônadas ou glândulas reprodutivas: ovários e testículos.

Porém existem alternativas para que os animais continuem a receber o estímulo hormonal e apenas não procriem, para as fêmeas a saída é a ligadura das trompas uterinas e para os machos é a vasectomia.

Nesse caso, ao invés de removermos as glândulas, apenas impedimos que o macho conduza os espermatozóides pelo ducto deferente até a ejaculação e impedimos que o os óvulos da fêmea sejam fecundados.

Um dos principais efeitos desse método de castração é que geralmente os animais não apresentam o sobrepeso.

Mas, em contrapartida, as fêmeas entram no cio, acasalam, mas não há fecundação.

Mantém-se também o interesse sexual em ambos os sexos, pois este é dependente dos hormônios sexuais, principalmente.
 
A castração é indicada tanto para prevenir doenças quanto para evitar o aumento nas populações de animais.

Infelizmente nem todos os cães e gatos têm um lar, comida e carinho, é aí que a castração se torna interessante, pois castrar é uma forma de prevenir que essas situações se repitam.

Comente, compartilhe!