Guaxupé, sábado, 4 de maio de 2024
Helbert Ananias Valverde
Helbert Ananias Valverde Serenidade para o seu Pet Helbert A. Valverde é Médico Veterinário pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Redes Sociais: @valverdehelbert e facebook.com/helbertvalverdeac

Controle de carrapatos x Saúde Canina

quinta-feira, 8 de junho de 2023
Controle de carrapatos x Saúde Canina

Sempre ao perguntar se o animal tomou o remédio que previne pulgas e carrapatos ouvimos do proprietário: ele não tem carrapatos...
 
Uma das doenças mais comuns nos cães é a doença do carrapato. Ela é perigosa, pode ser assintomática e matar os cães se não for tratada. Muitos ignoram, mas mesmo um cão que vive sozinho pode ter carrapatos, pois até nós humanos podemos carregar estes carrapatos que vão infectar os cães, nas roupas, no calçado.
 
Como é a transmissão?
Basta que um carrapato infectado com Ehrlichia (bactéria) ou Babesia (protozoário) ou ambas pique o cão para ocorrer a infecção. E o pior, a infecção pode se tornar latente, ou seja, ficar armazenada no corpo do animal aguardando uma baixa de imunidade, uma baixa temperatura ambiental para se multiplicar e manifestar a doença.
 
É possível prevenir a doença do carrapato usando os medicamentos orais. No mercado encontramos diversas medicações para que os carrapatos cães caiam, entre elas estão: Credeli, Nexgard, Simparic, Bravecto e Seresta. Horas após oferecer estes medicamentos os carrapatos caem, diminuindo a chance de infecção. Infelizmente esses medicamentos são falsificados com facilidade, é preciso tomar cuidado e comprar de comércios confiáveis.
 
Entre os sintomas da doença do carrapato estão:
anorexia (falta de apetite)
anemia
apatia
náuseas/vômitos e diarreias
febre
hemoglobinúria (eliminação de hemoglobina pela urina)
icterícia (pele amarelada)
 
Para fazer um diagnóstico além do exame físico, o exame mais básico para é o hemograma, depois temos os testes rápidos ou laboratoriais, que são mais específicos, e a ultrassonografia abdominal. O mecanismo da doença é a infecção dos glóbulos vermelhos ou hemácias e quando o organismo identifica a invasão dessas células pelo hematozoário (parasitas do sangue) começa a destruir hemácias em massa, razão porque ocorre a anemia.
 
Os animais infectados devem ser examinados e medicados o quanto antes, para aumentar as chances de sobrevivência. O tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos por um mês e de anti-inflamatórios, conforme o estado do animal, pode ser indicado o uso de vitaminas e o reforço da alimentação.
 
Se a doença persistir ou se o animal ficar com a doença de forma subclínica (sem apresentar sintomas) pode haver prejuízo das funções do fígado, por conta da presença de resíduos da inflamação. A prevenção é a alternativa mais segura. Mantenha o seu cão com o remédio de carrapato em dia, usando sempre medicamentos comprados em local seguro. Se ele já estiver doente busque o veterinário imediatamente.
 
Abraço,
 
Dr. Helbert

Comente, compartilhe!