Guaxupé, quarta-feira, 8 de maio de 2024
Helbert Ananias Valverde
Helbert Ananias Valverde Serenidade para o seu Pet Helbert A. Valverde é Médico Veterinário pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Redes Sociais: @valverdehelbert e facebook.com/helbertvalverdeac

BANHOS EM CÃES E GATOS - QUANDO É NECESSÁRIO?

sábado, 13 de maio de 2023
BANHOS EM CÃES E GATOS - QUANDO É NECESSÁRIO? Imagem: Divulgação

Muitos animais chegam ao consultório e alguns não tomam, outros dão banhos semanais, quinzenais e outros mensais. Qual será o prazo certo?
 
O banho nos animais geralmente é mais para atender à família do que para os animais. Existem raças que toleram bem o banho semanal, em outras raças não é muito indicado um intervalo menor que um mês.
 
Hoje existe uma grande tendência a oferecer cuidados como temos com os humanos aos animais, o que é um erro e pode prejudicar a saúde deles. Como eles são de outra espécie, eles têm o organismo, a pele e os pêlos diferentes dos seres humanos, vemos cães de pelo curto, de pelo longo e com pelagem dupla, composta por pelo e subpelo. Já os gatos, eles mesmos fazem a limpeza da pelagem e retiram os pelos mortos, por isso eles não devem tomar banho, a não ser quando estão doentes e deixam de se limpar, mesmo assim com o acompanhamento do veterinário.
 
Outro aspecto importante é que após o banho, os animais devem ser secados muito bem para não se resfriarem. Os pet shops têm secadores específicos, muito úteis para os donos que querem dar banho no animal no inverno. Os perfumes podem ser irritantes para os pets, o ideal é sempre evitar nos alérgicos. Nunca molhe os ouvidos do seu pet. Após o banho devem ser usados produtos adequados para a limpeza dos ouvidos.
 
São alternativas ao banho: escovação, que é recomendada aos cães e gatos, diariamente. Os banhos secos, onde são usados pós antissépticos para neutralizar os cheiros dos animais. Independente do banho escolhido, sempre consulte o seu veterinário para saber qual banho é o mais indicado para a saúde do seu pet. Cuidado com filhotes, fêmeas prenhas e animais idosos, eles são mais sensíveis.
 
Abraço,
 
Dr. Helbert

Comente, compartilhe!