Guaxupé, quarta-feira, 8 de maio de 2024
Helbert Ananias Valverde
Helbert Ananias Valverde Serenidade para o seu Pet Helbert A. Valverde é Médico Veterinário pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Redes Sociais: @valverdehelbert e facebook.com/helbertvalverdeac

MEDICAMENTOS PROIBIDOS PARA CÃES E GATOS

sexta-feira, 5 de maio de 2023
MEDICAMENTOS PROIBIDOS PARA CÃES E GATOS Imagem: Divulgação

É comum que os cães e gatos tenham sintomas e doenças parecidos com as doenças humanas. Muitos proprietários realizam a "automedicação" em seus animais, mas dependendo do medicamento ou da dosagem empregada podem ocorrer intoxicações, alergias, úlceras, hemorragias e até levar o animal à morte. Entre os campeões das intoxicações estão o Paracetamol, seguido do Diclofenaco e do Butox.
 
Embora os cachorros e gatos usem um monte de remédios idênticos aos humanos, alguns medicamentos de uso humano podem ser letais para os pets. Por isso, apenas o médico veterinário deve medicar os animais e ele vai optar por usar medicamentos veterinários ou de uso humano.
 
Listamos alguns medicamentos comuns que podem ser fatais para os pets.
 
Medicamentos proibidos para gatos
 
AAS
Paracetamol ou Tylenol
Pseudoefedrina, Loratadina
Peptozil
Iboprofeno
Piroxican
Enema de Fosfato
Xampu a base de Alcatrão
Xampu com Benzoato de Benzila
Xampu com Acido salicílico
Xampu com Sulfeto de Selênio
Peroxido de Benzoíla
Butox
Levamisol
Azatioprina
Piridium
Diclofenaco potássio
Diclofenaco sódico
Meloxicam (usar com cuidado, máximo 4 dias)
 
Remédios proibidos para cães
 
Diclofenaco de potássio
Diclofenaco sódico
Meloxicam (usar com cuidado, máximo 4 dias)
 
Vale lembrar que os remédios proibidos e até os permitidos devem ser mantidos fora do alcance dos animais. Muitos remédios veterinários têm gosto palatável/agradável para eles, por isso precisamos ter cuidado. Tão perigoso quanto o uso de remédios proibidos é a automedicação. Algumas doenças podem ser camufladas pelo uso incorreto de remédios e, ao voltarem ao estado de progressão da doença, matar o animal. Não vale a pena tentar cuidar sozinho do seu animal, procure sempre o médico-veterinário.
 
Abraço
 
Dr. Helbert

Comente, compartilhe!