Guaxupé, domingo, 12 de maio de 2024
Helbert Ananias Valverde
Helbert Ananias Valverde Serenidade para o seu Pet Helbert A. Valverde é Médico Veterinário pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Redes Sociais: @valverdehelbert e facebook.com/helbertvalverdeac

Feliz páscoa, feliz pet! Chocolate: o alimento proibido para os pets

sábado, 8 de abril de 2023
Feliz páscoa, feliz pet! Chocolate: o alimento proibido para os pets Imagem: Divulgação

A Páscoa está se aproximando, muita gente está viajando para estar com a família, amigos e os cães e gatos participam destas festividades, não são raros os cães que têm "passaporte", e as comidas nem se fala, eles comem tudo que os donos comem. É tradição que comemoremos a Páscoa com os ovos de chocolate, o problema é que alguns proprietários acham que se comerem alimentos perto dos animais, eles ficarão com vontade e podem ficar desconfiados. Isso deve ser evitado, pois este hábito pode levar os animais à obesidade e outros problemas de saúde, como de fígado e de rins, por má alimentação.
 
Os cães não são um ser humano infantil, eles têm exigências nutricionais diferentes das nossas. Isso ocorre por conta do histórico de evolução da espécie, eles não toleram alguns alimentos que são benéficos para o ser humano, como o chocolate. A grande vilã chama-se Teobromina, que é uma substância que está presente no cacau e não é bem tolerada pelos cães, causa diversos problemas e pode levar à morte do animal, independente da quantidade ingerida.
 
Entre os grandes perigos está a ingestão acidental, onde a família deixa o chocolate às vezes até bem guardado e os animais, que às vezes são mais bagunceiros, conseguem acessar o alimento por causa do faro apurado. Se isso acontecer é necessário correr para o veterinário, pois o animal corre o risco de morrer, e o quanto antes for socorrido, maiores serão as chances dele se salvar.
 
Mas, buscando resolver isso, a indústria alimentícia criou uma alternativa para os animais não ficarem de olhos grandes e piedosos quando comemos chocolate, que são os "chocolates para cachorro", sem cacau e sem a substância intoxicante. Pode ser dado normalmente aos cães. É muito positivo que os proprietários queiram que o animal tenha qualidade de vida e seja feliz, mas é preciso ter acesso à informação. Fica também o alerta: cães, gatos, papagaios, tartarugas, todos precisam de alimentação específica. Não devemos oferecer comidas humanas, pois elas são mais temperadas e prejudicam a saúde dos animais.
 
Desejo a todos um excelente domingo de Páscoa! O significado da Páscoa é passagem, que a gente consiga entender o que nós viemos fazer aqui na nossa passagem na Terra!
 
Abraço,
 
Dr. Helbert

Comente, compartilhe!