Guaxupé, quinta-feira, 2 de maio de 2024
Cairbar Alves de Souza
Cairbar Alves de Souza Cantinho Mineiro Advogado e Escritor

Homenagem ao advogado Aristóteles Atheniense

sexta-feira, 24 de julho de 2020
Homenagem ao advogado Aristóteles Atheniense Na foto estão Cairbar Alves de Souza, Dr. Aristóteles e Maria Alice Araújo (Foto: Cairbar Alves de Souza)

  Faleceu no último dia 3 de julho, em Belo Horizonte, o famoso advogado Dr. Aristóteles Atheniense, vítima da pandemia do Coronavírus. Dr. Aristóteles foi, inclusive, presidente da OAB nacional e várias vezes da OAB mineira. O Dr. Paulo Roberto de Gouveia Medina assim se expressou sobre ele:
 
 “Todos haveremos de tomar a sua vida laboriosa e fecunda como um passado que nos cabe envolver no papel, mas vistoso, fechando-o com o laço da nossa mais firme admiração e dele fazendo o melhor presente que pudéssemos desejar. O presente que ele nos deu, a vida que ele compartilhou com a sua querida esposa, Elizabeth e com os diletos filhos, Alexandre, Denise, Elisa e Luciana. A vida que ele viveu intensamente nos pretórios e na OAB do Brasil. Obrigado, Aristóteles, por este régio presente, de que procuraremos ser dignos, continuando a batalhar pelas mesmas causas em que, com tanto denodo, se empenhou”.
 
  O Dr. Paulo, após seus comentários, as palavras do homenageado, que assim se expressou em uma publicação de 19/06/20:
 
 “Aos oitenta e quatro anos, sou levado a admitir que a saudade a gente mata; a lembrança a gente guarda; a tristeza a gente supera. Mesmo quando a saudade é sofrida, esta é a melhor prova de que o passado valeu a pena. Este passado a gente embrulha, coloca um laço de fita e torna-se um vistoso presente”.
 
   Mais adiante, dizendo-se empenhado “em fazer apologia do otimismo”, ele afirmava que o “mundo pertence aos otimistas” e que, por isso, devemos “cultivar a alegria em relação à esperança e ter paciênciadiante do infortúnio”.
E concluindo com uma profissão de fé no valor que mais acalentava, o nosso companheiro, sempre idealista, proclamou:
 
 “Espero que a justiça jorre nesse País como uma fonte e a equidade como uma poderosa correnteza. Já é hora de tirar esta Nação da areia movediça das inconstâncias sociais, de modo que possa abrigar na sólida rocha da fraternidade”.
 
   Dr. Aristóteles era amigo particular do nosso querido guaxupeano Dr. Celso Ferraz de Araújo, tanto que no ano passado fez uma visita a esta cidade, falando no auditório do Unifeg, ocasião em que estavam o articulista e a família do Dr. Celso. Ele considerava o Dr. Celso o homem mais inteligente que conheceu.
   Por interferência do Dr. Celso, o escritório do articulista, desde os idos de 1970, contratava o escritório do Dr. Aristóteles, em BH, para defender os processos que subiam para a esfera do TJ mineiro. Ganhamos várias batalhas no TJ-BH, que influenciaram na vida de muitas pessoas de Guaxupé.
    Ao Dr. Aristóteles, nossa sincera homenagem, desejando que tenha uma boa vida na erraticidade. Ilustrando, vamos reproduzir uma foto do Dr. Aristóteles junto com o articulista e a querida esposa do Celso – Maria Alice Araújo, quando de sua visita no ano passado a Guaxupé, no auditório do Unifeg.

Comente, compartilhe!