Guaxupé, terça-feira, 14 de maio de 2024
Aline Zampar Silva
Aline Zampar Silva Bate-papo Animal Graduada em Medicina Veterinária. E-mail: alinezsilva@yahoo.com.br

Cães e gatos e a Covid-19

domingo, 5 de julho de 2020
Cães e gatos e a Covid-19 Cães não são infectados pelo Covid-19

     Desde que teve início a pandemia de Coronavírus, o mundo inteiro não fala em outro assunto – é Covid-19 pra cá, Covid-19 pra lá, gerando medo e apreensão nas pessoas. E os animais de estimação não ficaram imunes a tudo isso. Afinal, eles transmitem ou não o novo Coronavírus?
     De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a Associação Mundial de Veterinários de Animais de Estimação (WSAVA), bem como outras instituições de saúde humana e animal, atualmente não há evidências científicas de que animais de estimação são uma fonte de infecção para nós, seres humanos. Não há evidências de que os cães possam ser infectados com Covid-19. Existem poucos relatos de gatos que parecem ter sido infectados pelo vírus, todos tiveram em contato com pessoas doentes com Covid-19 ou foram infectados experimentalmente em laboratórios. Atualmente, os casos em felinos estão sendo investigados. No entanto, no momento não há evidências de que os gatos possam transmitir o vírus para as pessoas.
     Até o presente momento, várias suposições e indagações foram feitas a respeito do vírus, cogitando que o mesmo tem parentes próximos em morcegos e pangolins, que são considerados uma iguaria na China. Mas certeza mesmo ainda não há.
     Steve Wylie, professor da Universidade de Murdoch, na Austrália, em um texto publicado no The Conversation, disse: “À medida que ultrapassamos os limites dos lugares selvagens da Terra – criando fazendas e plantações -, vírus da vida selvagem interagem com culturas, animais e pessoas. Os seres humanos também estão aquecendo o clima. Isso permite que certas espécies expandam sua faixa geográfica em zonas anteriormente frias demais para serem habitadas. Como resultado, muitos vírus estão encontrando novos hospedeiros pela primeira vez”.
     Embora não haja evidências de que os cães tenham sido infectados com Covid-19 e poucas evidências de que os gatos possam ser susceptíveis, ainda é recomendável que as pessoas que contraíram a doença limitem o contato com os animais até que mais informações estejam disponíveis sobre o vírus. Desta forma, cuidamos de nós mesmos e cuidamos deles. Ainda falta muito a aprender sobre a Covid-19, com o passar do tempo, teremos mais informações.
     Também não é totalmente impossível que o seu animal de estimação leve vírus para sua casa se a Covid-19 estiver presente na rua, caso ele tenha contato com a saliva de uma pessoa doente. O mesmo acontece com os sapatos, por isso é recomendável usar “sapatos de rua” e mudá-los quando chegar em casa. Pode-se optar por lavar as patas do pet com água e sabão neutro ou com shampoo adequado para animais de estimação, depois de passear com eles ou limpá-los com um pano umedecido com água e sabão. Não usar álcool ou desinfetante na pele dos animais, pois pode irritar.
 
A Coronavirose canina
 
     Diferentemente da Covid-19, que acomete seres humanos (pelo menos é o que se sabe até o momento), o tipo de coronavírus que acomete os cães é totalmente diferente. Nesse caso, o vírus pertence à espécie CCoV, que afeta principalmente o sistema gastrointestinal dos cães, podendo causar diarréia e vômito. Quando não tratado ou diagnosticado, o animal pode ir a óbito. Esse vírus é semelhante ao da Parvovirose, que também acomete os cães. A prevenção é feita através das vacinas Óctupla (V8) ou Décupla (V10), sendo três doses em filhotes, à partir dos 45 dias de vida, com intervalos de 20 a 30 dias, e uma dose anual. A coronavirose canina NÃO acomete os seres humanos.
 
O Coronavírus felino
 
Em relação aos gatos, o vírus pertence à espécie FCoV e causa a Peritonite Infecciosa Felina (PIF), que é fatal nos bichanos. O vírus também atinge o sistema digestivo, levando a uma gastrenterite crônica e causando diarreia. O coronavírus felino também NÃO acomete os seres humanos.
 
Aline Zampar Silva é graduada em Medicina Veterinária.
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!