Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Artigos

UM FELIZ ANO NOVO DE BÊNÇÃOS E COMPROMISSO CRISTÃO

sábado, 31 de dezembro de 2022
UM FELIZ ANO NOVO DE BÊNÇÃOS E COMPROMISSO CRISTÃO O bispo diocesano de Guaxupé, Dom José Lanza Neto, que celebra sua data natalícia neste 31 de dezembro (Foto: Diocese de Guaxupé/Arquivo/Divulgação)

Neste dia 31 de dezembro, último dia do ano, o bispo diocesano de Guaxupé, Dom José Lanza Neto, celebra a sua data natalícia. 
Muito estimado na cidade e região, certamente que Dom Lanza merece todos os cumprimentos e abraços, com o desejo de que 2023 lhe traga muita saúde, paz e prosperidade. 
Aliás, o Dia Mundial da Paz começa em 1º de janeiro, sendo que são inúmeras as mensagens para que ela aconteça. 
No entanto, a paz não se faz apenas com o diálogo, mas com ações concretas em favor da vida. 
Na sua mensagem aos guaxupeanos, Dom Lanza pede para que mantenhamos sempre viva a esperança e nos pede persistência em nossas lutas cotidianas. 
Vamos acompanhar a sua mensagem especial. 


Estamos à beira do início de um novo ano, acredito que momentos como esses nos inspiram a pensar em nossas vidas e nos propõem um caminho a ser trilhado no próximo período. Buscando inspiração na Palavra de Deus, me aproximo do evangelista que ouviremos aos domingos no próximo ano, São Mateus, especialmente duas pequenas pérolas do precioso Sermão da Montanha: “Vós sois o sal da terra” e “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13.14).

O contato com a mensagem que Deus envia a seu povo faz com que nos tornemos capazes de interpretar o que nos acontece e a mantermos sempre viva a esperança de caminharmos amparados sob a proteção do Senhor, que jamais nos abandona e nos pede persistência em nossas lutas cotidianas. Viver próximo da Palavra é aconselhar-se com Aquele, que não tão somente nos deu a vida e preparou o mundo para que pudéssemos habitá-lo, mas é ouvir a voz do Bom Pastor que dá sua vida pelas ovelhas e delas cuida durante a travessia do deserto.

Estamos num tempo abundante em incertezas, onde muitos não sabem mais o que é o bem e a justiça e confusos perambulam pelo mundo sem saber o que se passa (cf. Jr 14), há entre nós muitas pessoas com dificuldade em encontrar o sentido da vida, perderam o sabor de estar vivos e perceber as maravilhas de Deus. Não podemos ser ingênuos e negar que enfrentamos profundas dificuldades sociais, econômicas e existenciais, mas é missão nossa como cristãos anunciar a todos a esperança e favorecer que todos se encontrem com a saborosa experiência do Evangelho, que nos conforta em nossas dores, cura nossas feridas e nos prepara para retomarmos a jornada. Como pessoas de fé, se faz urgente que ajudemos os irmãos famintos a reencontrarem a saciedade de suas angústias em Cristo, recuperando o vigor e a disposição para exercitar seus dons pelo bem de todos.

A presença de homens e mulheres conscientes de sua missão no mundo é fundamental para que não cedamos à tentação de valores que nos desumanizam e impedem que o Reino de Deus aconteça entre nós, é preciso coragem para manter acesa a chama do amor-caridade, única luz capaz de vencer as trevas do mundo e a frieza do pecado. Cada cristão, em sua vida e com seu testemunho, é convocado a ser luz da paz e mensageiro da fraternidade em todos os ambientes em que está, em casa, no trabalho e na vida pública, cada batizado deve ser imagem e presença de Deus em todos os lugares e momentos. Mas para isso não basta convicção pessoal, é preciso manter-se unido à graça divina, pois a Igreja é como a videira que espalha seus ramos e enquanto nos mantivermos unidos a Cristo espalharemos a doçura de fazermos parte da família de Deus.

Com a proximidade deste novo tempo, renovamos nossa alegria pelas inúmeras oportunidades que teremos em nos experimentarmos em nossos dons e em novas situações, mas para que este próximo ano seja novo, verdadeiramente, se faz urgente o nosso compromisso de não nos fecharmos em nosso egoísmo, mas entendermos que o mundo é como uma família que se enriquece quando todos nós aprendemos a nos amar em nossas diferenças e, com isso, percebemos quão semelhantes são nossos anseios e lutas.

Mantendo firme em nosso coração a certeza que Deus caminha conosco e da graça que nos une a todos como irmãos, definitivamente, será um abençoado ano novo, pois nós também estaremos renovados para mais esta nova etapa da missão de sermos sal da terra e luz do mundo. Os sinais de Deus estão à nossa volta e em toda parte, resta-nos o compromisso em vivermos tal como Jesus nos pede e nos ensina a cada dia e, assim, colheremos muitos frutos iluminados sempre pelo auxílio do Espírito Santo, que nos santifica e nos protege de todos os males.

Comente, compartilhe!