Guaxupé, sexta-feira, 3 de maio de 2024
Artigos

A Igreja de Jesus - Parte 2

quinta-feira, 11 de novembro de 2021
A Igreja de Jesus - Parte 2 Foto: Divulgação

Sola scriptura – o equivocado princípio protestante
 

Sola scriptura é um princípio criado pelo pensamento protestante.
Sabemos que o protestantismo tem suas raízes na mente do monge católico Martinho Lutero.
Lutero promoveu uma restauração na Igreja? Não. O que Lutero fez foi provocar uma divisão na Igreja, algo contrário ao desejo de Jesus Cristo.
Sola scriputrasignifica “somente a Escritura”, ou seja, a Bíblia basta como regra de fé e prática. O fiel cristão não precisa de mais nada. Os protestantes gostam de dizer que “o instrumento da verdade teológica é a Bíblia”. Por isso a Bíblia basta e pronto. Ponto final.
Ponto final coisa nenhuma... A mentalidade de Lutero está errada.
É fácil notar o equívoco protestante. Em nenhum lugar da Bíblia está escrito que somente ela, a Bíblia, basta. É verdade que está dito que toda a Escritura é útil (2 Timóteo 3, 16-17). Isso sim é verdade. Toda a Escritura é útil, mas não somente a Escritura!  Você facilmente sabe a diferença de significado entre afirmar “toda a Escritura” e “somente a Escritura”.
Pois bem, evidentemente toda a Escritura é útil, mas, por mais sagrada que ela seja, a Bíblia não é um livro completo! A Bíblia contém a Verdade Revelada, está registrado na Bíblia a manifestação máxima do amor de Deus ao homens: Jesus Cristo! Mas a Bíblia não pode ser um livro completo. Seria um absurdo afirmar isso. A própria Bíblia diz outra coisa! Confira em João 21, 25: “Ora, Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros a serem escritos.”
Fácil entender, não é! O que não é fácil entender é a pretensão protestante que ainda insiste em “aprisionar” Deus num livro de capa a capa. Absurdo! Deus transcende o livro!
A Bíblia foi produzida pela Igreja Católica, que é a igreja fundada por Jesus e que recebeu Dele a legítima sucessão apostólica. Isso se cumpre até hoje!  Por isso a Tradição apostólica é necessária também! Os protestantes gostam de dizer que a Igreja Católica segue tradições humanas, tradições pagãs. Não! Isso é mentira. A tradição que está na doutrina da Igreja é a tradição apostólica! Leia 1 Coríntios 11, 2; 2 Tessalonicenses 2, 15; João 16, 13. Se alguns padres se tornam pagãos, mundanos, libertinos, pulam carnaval, usam roupinhas de grife, a responsabilidade por este erro é desses padres que desistiram de ser padres. A culpa não é da Igreja. O erro não está na doutrina da Igreja. É necessário ter esse discernimento.
Dando ênfase: A Bíblia foi produzida pela Igreja Católica e à ela foi dada o direito, a autoridade, a responsabilidade e a missão de interpretar corretamente as Sagradas Escrituras, transmitindo o ensinamento de Jesus Cristo a todos os povos (Mateus 28, 19-20). E tem mais, a Bíblia completa contém 73 livros sagrados, e não 66, conforme encontramos na Bíblia dos protestantes, que, movidos pelo mesmo equívoco ou preconceito judaico, retiraram sete livros do Antigo Testamento.
Deixo uma reflexão comparativa bastante simples: Pense em carros. Quem melhor entende a mecânica de um carro da Fiat, senão a própria Fiat que o produziu? Não é evidente? Se o seu carro for da marca Fiat e apresentar algum defeito ou falha, você o levará ao mecânico da Fiat ou ao mecânico da Chevrolet? Claro, ambos os profissionais entendem da mecânica de carros, mas qual a especialidade, qual a especificidade? Do mesmo modo, quem melhor conhece a Bíblia é quem a produziu e recebeu autoridade para interpretá-la.
Vamos ao outro equívoco protestante, o de afirmar que o instrumento da verdade teológica é a Bíblia. Ora, ora, a própria Bíblia contém uma afirmação diferente dessa dos protestantes. Em nenhum lugar da Bíblia se diz que, ela mesma, a Bíblia, é o instrumento da verdade. O que de fato está na Bíblia é outra afirmação! A Bíblia afirma que é a Igreja a coluna e o sustentáculo (ou fundamento) da verdade! Confira em 1 Timóteo 3, 15. Notou a diferença? A Bíblia afirma que o instrumento da verdade é a Igreja.Por isso, também é necessário seguir o Magistério da Igreja, os documentos da Igreja, o Catecismo da Igreja.
Note bem: toda essa verdade história não pode ser perdida pelo esquecimento nem alterada pelas tergiversações protestantes. O sangue dos mártires que defenderam a Igreja de Jesus com a própria vida não pode ficar em vão.
É preciso estudar melhor a História da Igreja, e parar de ficar papagueando um monte de bobagens sobre ela. É preciso se aproximar, frequentar, ler, estudar, conhecer, participar pra poder então verificar, entender, assimilar, vivenciar, testemunhar.
Você quer saber o significado de cada item, de cada gesto, de cada ritual que acontece na Missa? Quer saber a diferença entre veneração e adoração? Quer saber a diferença entre imagem pagã e imagens cristãs? Quer saber sobre a importância do Santo Terço? Você ainda não sabe que rezar e orar são sinônimos? Quer saber a história dos mártires, santos, santas, doutores e doutoras da Igreja? Quer saber os motivos pelos quais a Igreja de Jesus venera Maria, chamando-a de Nossa Senhora e Mãe de Deus? Quer saber o que de fato significa Transubstanciação? Já estudou profundamente os Milagres Eucarísticos e os detalhes minuciosos presentes no Santo Sudário? Quer saber por que a Igreja sempre batizou, batiza e seguirá batizando crianças? Quer saber quais são os sacramentos? Quer saber os motivos pelos quais os mandamentos da Igreja não se opõem aos mandamentos da lei deixada por Moisés? Quer saber os motivos de uma Procissão? Até hoje você não entendeu o significado do Purgatório, achando ser uma “invencionice” da Igreja Católica? Até hoje você não compreendeu a intercessão dos santos e santas? Até hoje você mantém suas acusações típicas do protestantismo contra a Igreja Católica? Se sim, então o que você acusa e critica é o que você desconhece da Igreja Católica. O que você critica é tudo o que não é Igreja Católica. Por anos você repetiu suas críticas sem pensar, sem corretamente estudar, sem verificar de perto. Convido você a conhecer a Igreja Católica mais de perto, mais profundamente, mais precisamente, e verás então onde está toda a verdade, e não somente fragmentos da verdade. Não tenha medo da Verdade!
Não confunda: O convite é para você conhecer a Igreja Católica antes de sair por aí com a missão de difamá-la. Também não estou falando para você menosprezar a existência e a importância das Igrejas Protestantes ou comunidades consideradas evangélicas. Mesmo as Igrejas Protestantes não fazendo parte formal da Igreja original fundada por Jesus na fé e na pessoa de Pedro, elas tem importância e até autorização de trabalhar no mundo! Leia com atenção Marcos 9, 38-40.
É reconhecida a necessidade merecida da existência de muitas Igrejas Protestantes para muitos indivíduos, muitas famílias, muitas comunidades e até países. Ninguém pode ignorar isso! Não menospreze a existência das Igrejas Protestantes. E se você é protestante, não nutra repugnância da Igreja Católica. Ouça o testemunho, por exemplo, de Carla Breder, e leia os livros do ex-pastor presbiteriano Dr. Scott Hahn e de sua esposa KimberlyHahn. Deixo três livros deles para análise: Todos os caminhos levam a Roma, O Banquete do Cordeiro e O amor que dá vida. Ouça! Leia! Veja!
Como orientou o Papa Francisco: “unidade não é sinônimo de uniformidade.” Entendeu? Corrigindo os erros e exageros de ambos os lados e respeitando as diferenças, poderemos promover a paz, nos santificar, manter o olhar fixo em Jesus, nos manter unidos a Jesus, cultivar a cultura do encontro e do diálogo, na força do Mestre Jesus. (Nicola Archangello)

Comente, compartilhe!