Projeto Miguilin, em Guaxupé, une Saúde e Educação em prol do bem-estar visual das crianças
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Aproximadamente 500 crianças da Rede Municipal de Ensino estarão participando da triagem para fazerem parte do programa
O Programa Miguilin é uma iniciativa que visa a ampliação de ações de promoção e prevenção de problemas auditivos e visuais em crianças.
Em Guaxupé, o projeto está sendo desenvolvido na área oftalmológica, buscando a identificação precoce de disfunções visuais.
Consiste na realização de exames de acuidade visual de crianças em idade escolar com consulta oftalmológica e o fornecimento de óculos quando houver indicação.
Aproximadamente 500 crianças da Rede Municipal de Ensino estão passando por uma seleção para que possam estar aptas a participar do programa.
A triagem consiste na aplicação do teste de Snellen, também conhecido como teste de acuidade visual podendo ser identificados também outros transtornos no que se refere à saúde ocular, através dos relatos das próprias crianças, dos professores e familiares.
É um exame que avalia a nitidez e a clareza da visão e é realizado a partir de uma tabela com letras de tamanho decrescente, onde o paciente lê enquanto senta-se a uma distância de 5 a 6 metros.
O teste é feito em cada olho separadamente, com o olho não avaliado coberto por um objeto sólido.
“Quando avaliamos crianças ainda bem pequenas, temos a chance de descobrir precocemente qualquer alteração nos olhinhos delas. Desta forma, podemos agir com mais rapidez, evitando que o problema se agrave por falta de intervenção. A prevenção é sempre o melhor remédio”, pontuou o Secretário Municipal de Saúde Adilson Freitas.
Em Guaxupé, a ação conta com a parceria de 18 profissionais da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), os professores da Secretaria Municipal de Educação e mais 26 profissionais das equipes municipais de Saúde da Família, através do PSE (Programa Saúde na Escola), atendendo crianças da 1° série das escolas municipais.
O nome Miguilim faz alusão a um personagem de Guimarães Rosa, um garoto do Sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente quando ganha óculos.
“Levar saúde para a nossa população, especialmente para as nossas crianças sempre foi a nossa maior preocupação. A luta é árdua, mas jamais desistiremos”, finalizou o Prefeito Dr Heber Quintella.