Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Saúde

Prefeitura de Passos decreta emergência em saúde pública após escalada de casos de dengue

domingo, 17 de março de 2024
Prefeitura de Passos decreta emergência em saúde pública após escalada de casos de dengue Foto: Divulgação

Segundo a SES-MG, Passos tem hoje 1.983 registros confirmados

A Prefeitura de Passos decretou situação de emergência em saúde pública devido à escalada de casos de dengue.

O decreto está em vigor desde a sexta-feira, 15, e tem duração de pelo menos 180 dias, podendo ser prorrogado.
 
Segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Passos tem 1.983 registros confirmados.

Nesta semana, o 
Sul de Minas chegou a mais de 24 mil casos de dengue confirmados em 2024, um aumento de 34,6% em relação à semana anterior.
 
A quantidade atual dos casos prováveis da dengue e os casos graves fez com que o município criasse o decreto com a situação de emergência em saúde pública.
 
A gestão municipal considerou outros pontos como o alto índice de infestação de larvas do mosquito, o aumento dos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o aumento da disseminação da doença devido ao clima.
Com o documento, fica autorizado, se necessário, convocar voluntários para fazer as ações e campanhas de conscientização com objetivo de facilitar o combate ao mosquito.
 
O decreto também inclui a criação de campanhas educativas, visitas amplas e antecipadas nos imóveis públicos e particulares, principalmente em áreas com potenciais focos de transmissão.
 
Além disso, a prefeitura também determinou a limpeza dos terrenos baldios quando caracterizada situação de abandono, além do recolhimento dos móveis, carros e sucatas, e a entrada forçada nos imóveis, comércios e indústrias, em caso de abandono ou ausência de pessoas que possa permitir o ingresso do agente público.
(Com EPTV)

Comente, compartilhe!