Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Saúde

Em Poços de Caldas é confirmado o 1º caso de varíola dos macacos

segunda-feira, 1 de agosto de 2022
Em Poços de Caldas é confirmado o 1º caso de varíola dos macacos Foto: Reuters/Dado Ruvic

Paciente teve histórico de viagem e apresentou sintomas da doença; este é o 1º caso confirmado no Sul de Minas

A Prefeitura de Poços de Caldas confirmou um caso de varíola dos macacos no município. O caso suspeito havia sido divulgado pela prefeitura na terça-feira, 26, e foi confirmado nesta segunda-feira, 1º, após análise de Fundação Ezequiel Dias.
 
Este é o 1º caso de Monkeypox confirmado no Sul de Minas. A prefeitura informou que outros dois casos estão em investigação.

Segundo a prefeitura, no dia 22 de julho, um paciente com histórico de viagem entrou em contato com o sistema de Saúde com sintomas característicos da Monkeypox, popularmente conhecida por Varíola de Macacos.

 
O setor da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde foi informada, coletou a amostra que foi enviada para Fundação Ezequiel Dias. O resultado foi positivo para a doença.
 
A prefeitura informou que o paciente está em bom estado de saúde, recebendo assistência médica e permanece em isolamento domiciliar, com medicação sintomática.
 
Casos em investigação
A prefeitura de Poços de Caldas informou que coletou exames de outros dois pacientes e enviou análise da Fundação Ezequiel Dias, a Funed. Um paciente tem histórico de viagem e outro segue sendo investigado, para saber qual foi a forma de contágio. A administração municipal aguarda os resultados.
 
A SES-MG havia divulgado uma suspeita em Lavras durante a semana passada, mas o caso foi retirado do relatório desta sexta-feira, 29. Um caso suspeito de Três Corações e dois de Varginha foram descartados pela secretaria. (Com EPTV)

Comente, compartilhe!