Guaxupé, quarta-feira, 1 de maio de 2024
Política

Zeitune confirma ser pré-candidato a prefeito de Guaxupé para fazer o que não foi feito em 20 anos

terça-feira, 25 de agosto de 2020
Zeitune confirma ser pré-candidato a prefeito de Guaxupé para fazer o que não foi feito em 20 anos "Eu já tinha encerrado as atividades políticas, mas vendo o que está acontecendo com a administração atual, fui obrigado a reativar o partido e lançar a pré-candidatura", diz Zeitune (Foto: Arquivo pessoal)

Para ele, grande parte da população está indignada com o desprezo que o prefeito e o vice têm para com os eleitores de Guaxupé

O Jornal da Região, que está entrevistando presidentes de partidos em Guaxupé, falou com exclusividade nesta semana com o empresário Antônio Felipe Zeitune, presidente do MDB, que confirmou a sua pré-candidatura a prefeito ao lado de Barretinho.
Na entrevista, Zeitune diz que Guaxupé está parada há mais de 20 anos, porque não conseguiram realizar o que ele fez em quatro anos quando foi prefeito. Disse também que a população está indignada com a administração atual, com um prefeito que sequer atendeu o povo neste último mandato. E disse mais: “a indústria de calçados acabou, o Pólo da Moda não foi realizado, não tem indústria nenhuma de moda que foi “lançada” naquele Pólo Industrial. Isso fez com que ficássemos atrás de Monte Belo, Nova Resende, Muzambinho e Juruaia”.
 
1. Jornal da Região: Zeitune, como está o MDB em Guaxupé e quais as pretensões do partido para as eleições que se aproximam?

Zeitune: O MDB em Guaxupé está com condição provisória e a sua intenção é fazer um prefeito em Guaxupé nas próximas eleições. Mudar o destino da cidade tentando trazer indústria, para que a cidade desenvolva realmente essa posição geográfica que Guaxupé tem, e centralizar nela as cidades circunvizinhas. Essas são as intenções do MDB em Guaxupé.
 
2. Jornal da Região: Quantos são os filiados no partido e quantos disputarão uma vaga na Câmara?
 
Zeitune: Filiados do MDB são 462, e a disputa da vaga entre os dois partidos que nós temos que são o MDB e o Republicanos, nós temos 40 pré-candidatos à disputa da vereança da cidade. São 40 pré-candidatos, sendo 6 mulheres em cada partido e 14 homens em cada partido. São vinte em cada partido.
 
3. Jornal da Região: Comenta-se na cidade que o senhor será pré-candidato a prefeito de Guaxupé. É verdade?
 
Zeitune: Sim, é verdade, eu sou pré-candidato a prefeito. Eu já tinha encerrado as minhas atividades políticas dentro da cidade de Guaxupé, mas vendo o que está acontecendo com a administração atual, fui obrigado a reativar o partido e lançar a minha candidatura junto com o Barretinho, que é o vice na minha chapa, para disputar as eleições municipais de 15 de novembro.
 
4. Jornal da Região: Como prefeito que já foi de Guaxupé, acha que vale a pena encarar uma prefeitura e os problemas que dela advêm?
 
Zeitune: Valer a pena, eu não vou dizer pra você que vale, mas é muito importante para o desenvolvimento da cidade, que está parada há 25 anos. Desde que saí da prefeitura, eles não conseguiram nem administrar o que o Zeitune fez em 4 anos. Não fizeram nada até agora e não será nesses últimos dias que dará tempo de fazer alguma coisa. Então, vendo isso, eu, Zeitune, sacrificando a minha vida particular, deixando os meus negócios para cuidar da cidade mais 4 anos, aí vale a pena. Porque o povo não merece o que está acontecendo com Guaxupé.
 
5. Jornal da Região: Como o senhor avalia estas últimas administrações do Executivo: na sua opinião foram bons governos e satisfizeram a população?
 
Zeitune: Não satisfizeram e nem foram bons. A população está realmente indignada com a administração atual. Um homem que sequer, nesse último mandato, atendeu ao povo. Com uma administração fraca que não "mata" os anseios do povo; o desejo da população de falar com o prefeito, de ir à prefeitura e ser atendido, fazer um pedido e não ser atendido. Isso não é o Zeitune, por ser adversário político, não. É uma grande, grande parte da população que está indignada com o desprezo que o prefeito e o vice-prefeito têm para com os eleitores de Guaxupé. Com isso, a resposta será nas urnas, eu tenho certeza!
 
6. Jornal da Região: Na sua opinião, a Câmara atual precisa de renovação ou ela está representando bem o município?

Zeitune: Olha, mesmo que estejam representando bem, o povo gosta de mudança. Vai ter muita mudança sim, mas com a administração do presidente da Câmara e mais os vereadores está aí para vencer, vai ter muita mudança sim, sem dúvida nenhuma. Já disse: pode ser boa ou má que a renovação vem aí, sem dúvida nenhuma.

 
7. Jornal da Região: Conhecendo bem Guaxupé, o que o senhor considera que está faltando na cidade com urgência-urgentíssima?
 
Zeitune: FALTA TUDO! Nos últimos 20 anos não foi feito nada e o povo esperava que seria feito, principalmente na área industrial. A indústria de calçados acabou, o Pólo da Moda não foi realizado, não tem indústria nenhuma de moda que foi "lançado" naquele Pólo Industrial. Isso fez com que ficássemos atrás de Monte Belo, Nova Resende, Muzambinho e Juruaia, o que não deveria ter acontecido. Guaxupé é um Pólo Regional de destaque. E se a minha candidatura for avante e eu chegar a ser o prefeito de Guaxupé, garanto que o Pólo da Moda vai ser criado com muita "Moda". Um Pólo com várias indústrias pra administrar toda a região e o Sul de Minas também".
 
8. Jornal da Região: Conte um pouco da sua história e a sua atuação política, como prefeito e deputado que foi. 
 
Zeitune: Olha, como prefeito, a prefeitura de Guaxupé tinha uma arrecadação municipal muito pequena, o equivalente a dois milhões de reais, se não me falha a memória, e hoje temos uma arrecadação quase cem vezes maior. A arrecadação atual é estrondosa em comparação ao período em que eu fui prefeito de Guaxupé de 1989/1992. Porém, mesmo com um orçamento tão pequeno fizemos muitas coisas; foi pouco dinheiro, mas muito trabalho. E tudo o que foi feito por Guaxupé naquela época, atualmente tem grande representatividade na nossa comunidade, tamanha foi que mesmo após tantos anos, ainda ofusca o pouco que fizeram com tão grande orçamento. Porque todos os outros que entraram na prefeitura após o Zeitune, não fizeram nada! Então, foi pouco o que o Zeitune fez, mas ainda assim aparece, porque eles nada fizeram, se compararmos com a arrecadação municipal atual. Espero eu como pré-candidato, se conseguirmos vencer as eleições, com essa arrecadação municipal estrondosa, tenho certeza de que a administração irá satisfazer os anseios da população de Guaxupé. Como deputado, fiz algumas coisas também, mas vale lembrar que o deputado nada mais é que um vereador melhorado, todos sabemos disso. Quem manda é o governador. Mas fiz algumas coisas, sim, para a região, dentro daquilo que um deputado poderia fazer: consegui viaturas, ambulâncias e coisas que potencializaram o funcionalismo público da região. Naquela época como deputado, não tinha como fazer muitas coisas, agora como prefeito sim, pela sua autoridade, autonomia, você tem como trabalhar, é só você ir atrás dos verdadeiros interesses da população, indo até Brasília e Belo Horizonte. Tem de ter coragem e pedir, do contrário, você não ganha nada, não faz nada pra cidade. Então, como prefeito, eu tenho certeza de que posso e vou fazer muito mais por Guaxupé, do que como deputado.

Comente, compartilhe!