Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Política

Moto-táxi, moto-frete e “UBER” ainda devem continuar na clandestinidade em Guaxupé

terça-feira, 29 de dezembro de 2020
Moto-táxi, moto-frete e “UBER” ainda devem continuar na clandestinidade em Guaxupé Foto: Reprodução

A regulamentação dos serviços de moto-táxi, moto-frete e do transporte individual de passageiros por aplicativo de telefones celulares, popularmente conhecido por UBER, poderá não acontecer em Guaxupé.
Como já vinha sendo amplamente divulgado, representantes da atual administração sempre se manifestaram contrários a estes tipos de serviços. Com relação ao moto-táxi, eles alegavam que este tipo de atividade poderia dar guarida para criminosos em fuga logo após a realização de assaltos a mão armada.
Também sempre foi voz corrente na cidade de que a implantação do chamado “UBER” desagrada os taxistas, que há mais de 90 anos atuam na cidade; que os motoristas de aplicativo fariam uma concorrência desleal, uma vez que exercem a atividade como um “bico”, ou seja, como complementação de renda, cobrando tarifas inferiores às cobradas pelos motoristas de táxi, que exercem uma atividade profissional.
Um advogado que pediu para não ser identificado sempre alegou que “ninguém mexe com os taxistas porque eles têm o poder de convencer as pessoas na hora de votar, com uma consequente alteração no resultado do pleito”.
Acontece que alguns vereadores fizeram uma pressão muito grande para que a administração municipal encaminhasse à Câmara Municipal os projetos de leis para regulamentação das mencionadas atividades.
Diante da pressão, o presidente daquela Casa, Leo Morais, afirmou reiteradas vezes de que os mencionados projetos de leis já tinham sido encaminhados para a Câmara. Coincidência ou não, os mesmos só foram inseridos na pauta de discussão e votação após a realização das eleições. Depois de aprovados em primeira votação, foram realizadas audiências públicas no último dia 16. Naquele dia o presidente afirmou que os projetos de leis seriam colocados em segunda e definitiva votação entre os últimos dias 21 e 22, do corrente, o que acabou não acontecendo.
Para surpresa geral, foi agendada uma Sessão Extraordinária prevista para acontecer na última segunda, 28, às 18h00. Porém por motivos até agora ignorados, a sessão não aconteceu.
Dos 13 atuais vereadores, dois não disputaram a reeleição e três não foram reeleitos. O prefeito eleito, e que deverá tomar posse no próximo dia 1º, faz parte do mesmo grupo que se encontra no poder há oito anos.
Nestas circunstâncias, fica difícil fazer qualquer previsão em relação à regulamentação dos serviços de moto-táxi, moto-frete e do serviço popularmente conhecido por “UBER”. (WF)

Comente, compartilhe!