Polícia Civil resgata cães em situação de maus-tratos no Jardim Europa, em Guaxupé
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Os cães da raça Pit bull foram encontrados em situação de maus-tratos no bairro Jardim Europa, em Guaxupé (Foto: PCMG)
Na tarde desta segunda-feira, 9, a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da 5ª DRPC de Guaxupé, resgatou dois cães da raça Pit bull em situação de maus-tratos no bairro Jardim Europa, em Guaxupé.
Após receber informações, a equipe policial dirigiu-se a uma residência desocupada, onde os cães estavam sendo mantidos.
No local, foi constatada, na presença de testemunhas e do médico veterinário da Prefeitura de Guaxupé, uma grave situação de negligência: os animais encontravam-se extremamente debilitados, magros, infestados de carrapatos e com doenças de pele.
Não havia água, comida ou espaço adequado para descanso, e o ambiente estava tomado por fezes, urina e outros detritos.
A perícia criminal da PCMG também esteve presente e corroborou o diagnóstico inicial do veterinário sobre as condições de maus-tratos aos cães.
Após os procedimentos no local, os animais foram entregues a uma tutora provisória e serão submetidos, oportunamente, a uma bateria de exames clínicos e internação para recuperação.
A tutora dos cães foi identificada e responderá a inquérito policial pelo crime de maus-tratos aos animais.
Segundo o delegado Tales Moreira, responsável pela ação, “o resgate desses cães reflete o compromisso da Polícia Civil em proteger os animais e combater práticas de crueldade. É inaceitável que seres indefesos sejam submetidos a tais condições, e continuaremos atuando para garantir o bem-estar e a dignidade dos animais em nossa comunidade.”