Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Polícia

Três pessoas foram presas no Sul de Minas em decorrência dos ataques do dia 8 de janeiro em Brasília

terça-feira, 7 de março de 2023
Três pessoas foram presas no Sul de Minas em decorrência dos ataques do dia 8 de janeiro em Brasília A Polícia Federal prendeu três pessoas no Sul de Minas em decorrência de terem participado dos ataques ao Congresso, em Brasília (AP Photo / Eraldo Peres)

Conforme a Polícia Federal, duas pessoas foram presas em Areado e uma em Alpinópolis; um mandado de busca e apreensão está sendo cumprido em Passos

Três pessoas foram presas em cidades do Sul de Minas na manhã desta terça-feira, 7, em cumprimentos de mandados decorrentes da 7ª fase da operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar integrantes dos ataques do dia 8 de janeiro em Brasília, sejam eles participantes, mentores e financiadores dos atos terroristas.
 
Os atos de vandalismo que depredaram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional completam dois meses nesta quarta, 8. A primeira fase da operação foi deflagrada em 20 de janeiro, com oito mandados de prisão e 16 buscas e apreensões.
 
Fases anteriores da operação também miraram supostos financiadores e policiais militares suspeitos de colaborar com a ação golpista, por exemplo.
 
A operação Lesa Pátria é tratada pela Polícia Federal como permanente, e os suspeitos de participação e financiamento são investigados por seis crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime; destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
 
A qualificação dos crimes, porém, só deve ser feita ao fim das investigações, quando houver denúncia formal à Justiça pelo Ministério Público.
 
Segundo a PF, nesta fase, duas pessoas foram presas em Areado e uma em AlpinópolisUm mandado de busca e apreensão está sendo cumprido em Passos. Os presos estão sendo levados para as delegacias de polícia locais.
 
Além dos mandados de prisão e apreensão no Sul de Minas, estão sendo cumpridos mandados em Curitiba (PR).
 
Candidato a deputado preso
Na semana passada, o ex-candidato a deputado federal, Alexandre Augusto Souza Carmo (PSC) foi preso em Poços de Caldas. Alexandre é alvo da operação Lesa Pátria e estava foragido da Justiça.
 
Segundo a Polícia Militar, o setor de inteligência estava em busca dele desde 14 de fevereiro, quando foram expedidos um mandado de busca e apreensão e um de prisão. Na ocasião, um equipamento eletrônico e dois passaportes foram apreendidos, mas o alvo não tinha sido localizado. (EPTV)

Comente, compartilhe!