Guaxupé, terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Geral

Dia Nacional da Consciência Negra: uma luta contra a desigualdade racial

quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Dia Nacional da Consciência Negra: uma luta contra a desigualdade racial Foto: Marcelo Cardoso/GP1

Data celebra a cultura negra e o combate ao racismo no Brasil

No dia 20 de novembro, celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra, que homenageia a contribuição da cultura negra na formação da identidade nacional e a busca pela justiça e igualdade entre raças no Brasil.

Declarada feriado nacional desde o final de 2023, a data é de suma importância para a reflexão sobre a luta racial na sociedade brasileira.

Embora tenha sido instituída oficialmente em 10 de novembro de 2011, os debates para a criação de uma data que celebrasse a cultura negra se iniciaram em 1971, pelo grupo Palmares.

Poucos anos depois, a mesma discussão chegou ao Movimento Negro Unificado, criado em 1978.

Após anos de manifestações da população negra, a imagem de “redentora” atribuída à Princesa Isabel pelos livros de história foi reavaliada, e a figura de Zumbi dos Palmares passou a ganhar o reconhecimento devido.

O dia 20 de novembro foi, então, escolhido em homenagem à sua morte.

Apesar de todas as lutas e de a população negra representar mais de 56% da população brasileira, o racismo e as desigualdades sociais entre pessoas negras e brancas ainda se fazem presentes na sociedade.

Essa desigualdade é observada, por exemplo, nos dados do IBGE, que indicam que o acesso ao saneamento básico no Brasil é heterogêneo, com a população negra estando mais suscetível à falta desses serviços.

O Relatório sobre Saneamento Básico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizado em 2020, demonstra que a desigualdade social no Brasil é uma das causas que contribuem para a falta de acesso ao saneamento básico nas residências da população negra.

O trabalho da ASSEMAE é fundamental para garantir que todas as pessoas tenham acesso a condições dignas de vida e possam usufruir de seus direitos básicos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Essa é apenas uma das situações que demonstram que a desigualdade racial ainda persiste no Brasil.

Embora os anos de luta por igualdade tenham conquistado grandes mudanças na sociedade e nas políticas brasileiras, como a Lei de Cotas Raciais, instituída em 29 de agosto de 2012, a luta pela igualdade racial persistirá por muitos anos, até que o país vivencie transformações que garantam direitos iguais a todos.

Reflita sobre a importância do Dia da Consciência Negra!

Comente, compartilhe!