Guaxupé, terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Geral

Tremor misterioso sentido em Minas Gerais pode não ter vindo do solo

quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Tremor misterioso sentido em Minas Gerais pode não ter vindo do solo Moradores relatam tremores em mais de 20 cidades do Sul de Minas (Foto: Reprodução / Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP))

Fenômeno foi relatado em várias cidades do sul de Minas Gerais, mas a causa do tremor continua sendo incerta

Moradores de 26 cidades do sul de Minas Gerais relataram ter sentido um tremor entre a noite de sábado, 9, e a madrugada de domingo, 10.

A Rede Sismográfica Brasileira, no entanto, não registrou nenhum sinal que possa ser identificado como um tremor de terra na região.

Em função disso, especialistas têm buscado explicações para o fenômeno. Uma delas é que tenha ocorrido um episódio de quebra da barreira do som causado por uma 
aeronave.

Os tremores foram relatados nas cidades de 
AlfenasAlterosaBom Jesus da PenhaBoa EsperançaBotelhosCampo BeloCampo do MeioCampos GeraisCarmo do Rio ClaroConceição da AparecidaCoqueiralDelfinópolisGuaxupéIlicíneaJuruaiaLavrasMonte BeloMonte Santo de MinasMuzambinhoNova ResendePassosSantana da VargemSão Pedro da UniãoSão Sebastião do ParaísoTrês PontasVarginha.

Avião supersônico pode ter quebrado a barreira do som
A hipótese foi levantada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Bruno Collaço, sismólogo do órgão, disse que é possível descartar completamente a ocorrência de um 
terremoto na região.

Segundo o especialista, o mais provável é que se trate de algum exercício realizado com aviões quebrando a barreira do som.

Ele explica que este tipo de evento gera ondas de choque que chegam à superfície, o que pode ser facilmente confundido com tremores de terra.

Ainda segundo o especialista, um avião supersônico teria sido responsável pelo fenômeno. Através de cálculos feitos a partir dos relatos das pessoas, ele estimou que a velocidade da aeronave seria de 400m/s.

A Força Aérea Brasileira, no entanto, informou que nenhuma aeronave sobrevoou a região no horário indicado.

Causa do tremor ainda é desconhecida
  • A Rede Sismográfica Brasileira possui cerca de 10 estações entre o Sul de Minas e o interior de São Paulo, mas nenhuma delas registrou sinais de um terremoto na região.
  • Segundo o Centro de Sismologia da USP, para um evento com a quantidade de relatos recebidos, seria necessário um sismo de magnitude próxima a 4.
  • No entanto, todos os relatos indicam que se trataram de tremores de intensidade fraca a moderada.
  • Algumas pessoas mencionaram móveis balançando, sensação de tontura e até mesmo água em copos mostrando sinais de movimentação.
  • Apesar das hipóteses, ainda não há confirmação do que causou o fenômeno.
(Com Olhar Digital/EPTV)

Comente, compartilhe!