Guaxupé, quarta-feira, 29 de maio de 2024
Geral

Saiba como não cair em fraudes ao doar para o Rio Grande do Sul

terça-feira, 14 de maio de 2024
Saiba como não cair em fraudes ao doar para o Rio Grande do Sul Foto: ABC/MRE

Em meio ao movimento da população em prol das doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o Threat X, divisão de cibersegurança da ClearSale, referência em inteligência de dados com portfólio para prevenção a fraude, está derrubando gratuitamente sites fraudadores, em um esforço para proteger os cidadãos e garantir que contribuições monetárias não sejam desviadas das comunidades afetadas pela crise.

Até o momento, já foram quase 30 páginas online retiradas do ar pela companhia, que está colaborando com bancos e autoridades para bloquear contas de fraudadores.
 
Diante da tática dos criminosos, que também envolve uso de links falsos e engenharia social para aplicar golpes disfarçados de doações, a proposta da companhia é localizar e remover sites e canais falsos em tempo hábil, garantindo que a população possa realizar doações e navegar por links online com segurança.

Nesse cenário, Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale, alerta que perfis fakes geralmente copiam a identidade visual das páginas e perfis oficiais, alterando os números do Pix para contas particulares.
 
“Enquanto empresa antifraude, estamos comprometidos em usar da nossa expertise para ajudar as pessoas afetadas e dar suporte para os órgãos competentes, ainda mais em um momento de vulnerabilidade, em que criminosos estão desviando recursos daqueles que mais precisam. Ressalto que entre as táticas mais aplicadas por fraudadores, a criação de sites falsos, para transações financeiras e obtenção de dados confidenciais, golpes envolvendo o Pix e captura de informações em redes sociais são as mais comuns”, alerta o CEO.
 
Abaixo, confira como fraudadores agem e dicas para se prevenir:
 
Não clique em links desconhecidos
Fraudadores podem enviar mensagens falsas solicitando informações pessoais.

Nunca clique em links desconhecidos e verifique cuidadosamente os dados disponíveis na transferência, e não forneça suas informações bancárias para sites que não apresentam certificado de segurança.

Nenhum órgão sério envia mensagens de texto solicitando dados para pedir doações.
 
Atenção à URL dos Sites 
Golpistas frequentemente criam sites falsos com erros na URL.

Antes de doar qualquer quantia é importante verificar erros de ortografia, letras duplicadas e muitos dígitos na URL dos sites.
 
Verifique a autenticidade
Antes de efetuar qualquer doação, verifique os dados da entidade para ter certeza de que o destinatário e informações bancárias estejam corretos.

Se tiver dúvidas sobre a autenticidade do destino da doação, pesquise sobre a fonte e/ou entre em contato diretamente para confirmar.



 

Comente, compartilhe!