Guaxupé, quarta-feira, 29 de maio de 2024
Geral

Supertempestade solar acontece nesta sexta-feira e pode causar interferência na internet

sexta-feira, 10 de maio de 2024
Supertempestade solar acontece nesta sexta-feira e pode causar interferência na internet Foto: Divulgação

O NOAA prevê que mais dessas erupções solares possam ocorrer durante o fim de semana, elevando o nível de alerta para G4, o segundo mais alto na escala

O Centro de Previsão do Clima Espacial (NOAA) emitiu um alerta sobre uma forte tempestade solar, a mais intensa em duas décadas, prevista para esta sexta-feira, 10.

Essa tempestade é causada pela interação entre partículas solares em grande quantidade e o campo magnético da Terra, e pode causar interferências e interrupções em serviços elétricos, satélites, redes GPS, rádio e TV.
 
A tempestade geomagnética tem produzido várias erupções solares de moderadas a fortes desde a última quarta-feira.

O NOAA prevê que mais dessas erupções solares possam ocorrer durante o fim de semana, elevando o nível de alerta para G4, o segundo mais alto na escala.

No geral, o fenômeno natural pode causar efeitos variados para os habitantes do nosso planeta.

Entretanto, nem todas as tempestades solares causam impactos significativos em nosso planeta. Mas as de grande intensidade, como a desta sexta-feira, têm o potencial de afetar as tecnologias modernas e infraestruturas sensíveis.
 
O que é uma tempestade geomagnética?
As tempestades geomagnéticas são eventos naturais desencadeados quando uma quantidade significativa de energia solar é lançada para o espaço, interagindo com o campo magnético da Terra.

Isso pode resultar em mudanças geomagnéticas, afetando não apenas o espetáculo das auroras boreais, mas também sistemas críticos como comunicações via satélite e redes elétricas.
(Com O Tempo)

Comente, compartilhe!