Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Geral

Onda de frio atinge o Sul de Minas Gerais na segunda quinzena de abril

quinta-feira, 11 de abril de 2024
Onda de frio atinge o Sul de Minas Gerais na segunda quinzena de abril Foto: Nelson Pacheco/Divulgação

Os modelos meteorológicos de previsão indicam uma mudança significativa para a segunda quinzena de abril, com a primeira queda de temperatura já prevista para dia 15.

Esta virada marcante ocorre após um início de outono quente em muitas regiões do Brasil.

No entanto, algumas fake news têm circulado nas redes sociais, gerando desinformação sobre o assunto.

A primeira virada significativa em relação às temperaturas do ano de 2024 está prestes a acontecer, com a possibilidade de um período prolongado de frio.

Esta será a primeira massa de ar frio a se estender de forma mais abrangente, reduzindo consideravelmente as temperaturas em alguns estados do centro-sul do país.

O ar frio começou a adentrar o sul do continente desde terça-feira, dia 9 de abril, atingindo o Rio Grande do Sul na quarta-feira, dia 10, embora com atuação mais restrita, pois a área de alta pressão logo se desloca para o oceano.

No entanto, a partir do sábado, dia 13, essa massa de ar frio recebe um reforço no sul do continente, com a alta pressão se aprofundando novamente com a ajuda de um ciclone extratropical que deve se formar sobre alguma região do Sul do país.

Entretanto, é apenas na segunda-feira, dia 15, e na terça-feira, dia 16, que esse ar frio e seco de origem polar se espalha para os demais estados do centro-sul do Brasil.

Além da região sul, alguns estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e parte do sul de Minas Gerais serão afetados por uma queda mais significativa de temperatura, com a possibilidade de temperaturas mínimas baixas, pelo menos até sábado, dia 20 de abril.

Fenômenos pontuais de geadas podem ser observados durante este período em regiões de serra e áreas mais elevadas de Santa Catarina e do estado do Rio Grande do Sul.

É importante ficar atento às atualizações nos próximos dias para se preparar adequadamente para essa onda de frio.
(Com informações de Climatempo)

Comente, compartilhe!