Guaxupé, sábado, 24 de fevereiro de 2024
Geral

Força-tarefa da Cemig finaliza manutenção especial na rede elétrica para o carnaval 2024

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024
Força-tarefa da Cemig finaliza manutenção especial na rede elétrica para o carnaval 2024 Durante os últimos dois meses, uma força-tarefa especial da Cemig se dedicou a inspecionar e atuar na manutenção da rede elétrica em ações especialmente preparadas para o Carnaval (Foto: Divulgação/Cemig)

Ações preventivas da companhia garantiram manutenção especial da rede elétrica nos locais onde acontecem os eventos carnavalescos

Apesar de manter um rotineiro programa de manutenção da rede elétrica, a Cemig vem atuando, desde o último mês de dezembro, com uma força-tarefa especial composta por 128 equipes dedicadas a executar ações preventivas no sistema elétrico em toda a sua área de concessão, operação montada especialmente para o Carnaval.

O objetivo desta ação é garantir uma festa segura para que todos os foliões possam se divertir com alegria e sem acidentes com a eletricidade. Ao todo, a empresa investiu mais de R$ 640 mil nesta operação em Minas Gerais. 
 
As iniciativas envolvem inspeções e, caso necessário, manutenções da rede elétrica nos locais em que acontecem eventos carnavalescos.

Além disso, os colaboradores da companhia repassaram orientações aos promotores desses eventos quanto à distância de segurança para instalação de palcos, trios elétricos e destacaram medidas de segurança com a rede elétrica. 
 
Para que os eventos possam acontecer sem que haja acidentes com a rede elétrica, cerca de mil locais indicados pelos organizadores e prefeituras dos municípios que terão carnaval receberam visita dos técnicos da Cemig.

Durante os trabalhos, os profissionais inspecionam a rede elétrica do local, orientam os organizadores dos eventos sobre os cuidados necessários e distribuem material informativo com dicas de segurança com a eletricidade.  
 
O engenheiro do Sistema Elétrico de Distribuição da Cemig, Fernando Cesar Gomes, explica que, com a força-tarefa, a companhia cumpriu a meta de inspecionar 100% dos locais informados pelo poder público, garantindo manutenção em pontos críticos e de grande fluxo de pessoas. 
 
"Ao analisar os trajetos dos desfiles e locais de festas e aglomerações, a Cemig observa itens básicos de segurança da população, como especificações do cabeamento, cuidados com fios partidos, necessidade de poda de árvores e a condição dos postes do trecho em questão, entre outros cuidados essenciais.

E, naqueles locais em que foi necessário atuar na manutenção, o serviço foi priorizado", explica o especialista da Cemig. 
 
Dessa forma, foram inspecionadas centenas de quilômetros de redes de distribuição da companhia, e em diversos locais foram feitas podas de árvores em conflito ou com potencial a causar danos à rede elétrica.

Além disso, foram substituídos componentes dos circuitos da rede elétrica, além da atuação das equipes especializadas em termovisão, trabalho feito com equipamento capaz de detectar "pontos quentes" na média tensão, que podem causar rompimento dos cabos e conexões do sistema de distribuição.
 
"No trabalho de varredura dos circuitos com os aparelhos de termovisão, os técnicos inspecionam os locais por onde os blocos solicitam passar, visando a Identificação de possíveis situações de risco envolvendo a rede elétrica, para que posteriormente as equipes de manutenção possa atuar nos reparos e ajustes necessários para garantir a integridade do sistema e continuidade dos serviços", completa o engenheiro.  

Orientações para curtir o carnaval com segurança  
 
  • Não lance serpentinas na rede elétrica, especialmente as metálicas. 
  • Evite tirar fotos com “pau de selfie” em cima de trios elétricos, camarotes e carros de som. A aproximação com a rede elétrica pode ser fatal.  
  • Não coloque enfeites em postes nem na fiação elétrica.  
  • Não suba em postes, árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica.  
  • Não jogue jatos d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito.  
  • Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica.  
  • Nunca faça ligação direta na rede elétrica, o popular “gato”. Essa prática é crime e coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco.  
  • Em caso de fio partido, mantenha distância e acione imediatamente a Cemig através do telefone 116. 
 
Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica, a população também pode acionar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193, e o da PM, 190.  

Comente, compartilhe!