Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Geral

Padre Gladstone, da Pastoral da Educação de Guaxupé, assume importante papel na Pastoral da Educação do Regional Leste 2

domingo, 4 de fevereiro de 2024
Padre Gladstone, da Pastoral da Educação de Guaxupé, assume importante papel na Pastoral da Educação do Regional Leste 2 O padre Gladstone Miguel da Fonseca (Foto: Divulgação)

No dia 2 de fevereiro, o padre Gladstone Miguel da Fonseca foi nomeado como assessor eclesiástico da Pastoral da Educação do Regional Leste II, composto pelas dioceses do Estado de Minas Gerais.

Padre Gladstone é, atualmente, o Coordenador da Pastoral da Educação na Diocese de Guaxupé e pároco da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, em Paraguaçu.

Junto com o bispo referencial da Pastoral da Educação do Leste II, Dom Pedro Cunha, bispo da Diocese da Campanha, a partir deste mês de fevereiro, padre Gladstone começa a atuar como assessor eclesiástico responsável pela Pastoral da Educação.

O que é a Pastoral da Educação?
A Pastoral da Educação é uma iniciativa da Igreja Católica que visa promover ações evangelizadoras no mundo da educação. Seu objetivo geral é ser um sinal do Reino de Deus e contribuir para a formação de seres humanos fraternos, livres, justos, conscientes, comprometidos e éticos. Além disso, a Pastoral da Educação possui os seguintes objetivos específicos:

1. Formação Cristã: Promover a formação cristã dos agentes da Pastoral da Educação, abrangendo fé, metodologia, práxis e celebração.
2. Protagonismo dos Educadores Católicos: Incentivar os educadores católicos a desempenharem um papel ativo no processo de evangelização na esfera da educação.
3. Comunicação e Relações Fraternas: Estimular a comunicação entre a comunidade eclesial e o mundo da educação, buscando relações fraternas que incluam a todos.
4. Testemunho no Ambiente Educacional: Ser sinal e fermento do Reino de Deus nos ambientes educativos.
5. Dimensão Ecumênica: Dialogar com diferentes denominações, culturas e tradições religiosas, fortalecendo a dimensão ecumênica.
6. Formação Contínua: Aprofundar a formação na fé dos educadores católicos em diversos níveis.
7. Atuação Cristã: Incentivar a atuação cristã nos processos educacionais, incluindo meios de comunicação social, instituições educativas, escolas, famílias e agremiações.

A Pastoral da Educação reconhece que a comunidade eclesial é o lugar privilegiado para planejamento, avaliação e celebração.

Seu campo de trabalho se estende a escolas, meios de comunicação, famílias e outros ambientes, sempre buscando anunciar o Evangelho e cultivar os valores do Reino de Deus na sociedade.
(Com Site da CNBB)
 

Comente, compartilhe!