Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Geral

Qualidade da água distribuída no Sul e Sudoeste é garantida por laboratório regional da Copasa

sexta-feira, 6 de outubro de 2023
Qualidade da água distribuída no Sul e Sudoeste é garantida por laboratório regional da Copasa  Fotos: Copasa/Divulgação

Unidade atende a 124 municípios e realiza mais de 200 análises diariamente

O Laboratório Regional Sul (OSLV) da Copasa foi um dos primeiros implantados pela Copasa em todo o Estado. Ele atua no monitoramento da qualidade da água distribuída e do esgoto tratado em 172 localidades de 124 municípios das regiões Sul e Sudoeste de Minas e também do efluente do aterro sanitário de Varginha. Ao todo são realizadas pela unidade mais de 5.200 análises mensais e uma média de 200 análises por dia.  
 
Além da sede em Varginha, o Laboratório Regional Sul conta ainda com o Setor de Águas Residuárias (SAR), localizado em Alfenas, onde são realizados ensaios para avaliar a eficiência das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).  
 
Mantendo seu pioneirismo, o laboratório implantou, em 2022, a análise do parâmetro Esporos de Bactérias Aeróbias, exigido com a publicação da Portaria GM/MS N°888, de 4 maio 2021, do Ministério da Saúde. A unidade Sul foi a primeira dentre os laboratórios regionais da Copasa a implantar esse tipo de análise e, atualmente, somente ele e o Laboratório Central, em Belo Horizonte, executam este ensaio.  
 
O novo parâmetro substitui o monitoramento inicial de Cryptosporidium, um ensaio de alto custo que fornece resultados para operação sobre a segurança microbiológica da água distribuída pela companhia. Importante salientar que o germe Cryptosporidium é conhecido como um dos maiores causadores de doenças transmitidas por meio da água, causando problemas intestinais em humanos e outros animais.  
 
Certificação de qualidade  
Somado aos investimentos na aquisição de novos equipamentos e insumos, o sucesso na implantação do novo ensaio contou com o trabalho e a dedicação das equipes envolvidas. “Foram meses de estudos e trabalho, com experimentos internos, toda assepsia, cuidado e critério que o novo método exigia, para entregarmos ainda mais qualidade para todos os clientes”, enfatizou Luana Catarina Sales Lima, química e coordenadora do OSLV.  
 
Vale ressaltar que todo trabalho da unidade segue normas internacionais de qualidade, como a ABNT NBR ISO/IEC 17025 – norma que garante qualidade e confiança nos resultados, evidenciando e avalizando a competência do laboratório. “Isso garante a competência técnica do laboratório, assegurada por um organismo de avaliação independente para o serviço prestado. Além disso, atuamos seguindo princípios de confidencialidade e imparcialidade, garantido um serviço de qualidade regido por princípios éticos”, ressaltou Luana.   
 
Equipe focada e multidisciplinar  
P
ara o atendimento das demandas, o laboratório conta com uma equipe técnica experiente, amente capacitada e multidisciplinar, que garante o perfeito funcionamento de todos os processos de análise e monitoramento. O time é formado por uma profissional química – responsável pela coordenação do Laboratório – e outros 16 empregados, estando 11 deles em Varginha e cinco na unidade de Alfenas.  
 
O corpo técnico atua nos setores de Mananciais e Poços, Águas Tratadas, Microbiologia, Lavagem e Recepção de Amostras, Almoxarifado, Qualidade Analítica, Hidrobiologia e Águas Residuárias. “Sabemos que água de qualidade é saúde e, por isso, somos comprometidos e seguimos o propósito da Copasa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas”, finalizou Luana.  
 
Prestação de serviços  
Além da realização de ensaios para atendimento de demandas internas e cumprimento de legislações, o laboratório Sul oferece também a prestação de serviços de análises de água e efluentes à população que deseja/necessita realizar tais ensaios.  
 
Para contratação dos serviços de análises, o cliente deve ir até a agência de atendimento da Copasa mais próxima, solicitar a emissão do boleto para pagamento das análises requeridas e, em seguida, dirigir-se até o laboratório para a retirada dos frascos e agendamento da data da coleta.  
 
Caso o cliente não saiba quais parâmetros devam ser analisados, antes de ir até a agência de atendimento, ele pode ir ao laboratório para um atendimento direcionado, com sugestão de ensaio dos parâmetros mais adequados para aquela finalidade. (Ascom/Copasa)

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!