Guaxupé, segunda-feira, 20 de maio de 2024
Geral

Fumaça do Pantanal chega ao Sul de Minas neste domingo

sábado, 19 de setembro de 2020
Fumaça do Pantanal chega ao Sul de Minas neste domingo Fenômeno pode trazer efeito similar ao de 2019, quando o céu escureceu à tarde; máscaras contra Covid também protegem contra a fumaça (Foto: Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images)

Nuvem de fumaça deverá chegar a Minas Gerais neste domingo, sendo as regiões do Triângulo Mineiro e Sul as mais atingidas

Imagens de satélite retratam que a nuvem de fumaça decorrente das queimadas no Pantanal está prestes a chegar a regiões do estado de Minas Gerais. Hoje contida sobre São Paulo, a fumaça avança no decorrer de todo o sábado, 19, e já neste domingo, 20, será fácil perceber os estragos ambientais da destruição do Pantanal sobre os céus dos municípios nas regiões do Triângulo Mineiro e do Sul de Minas. A fumaça chegará ainda a Belo Horizonte, entretanto, uma rápida mudança no tempo com a aproximação de uma frente fria minimizará o impacto da nuvem na cidade e na região metropolitana.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o deslocamento de uma frente fria que está atuando sobre São Paulo será responsável pelo avanço rápido da fumaça em regiões mineiras. “Acreditamos até o momento que a nuvem de fumaça vai chegar apenas no Triângulo e no Sul de Minas. Hoje a fumaça 
está atuando sobre São Paulo e com a frente fria poderá causar uma ‘chuva negra’ na cidade. Com o deslocamento desta frente fria que deve avançar durante toda a noite por Minas Gerais, a fumaça também chega. Em relação a Belo Horizonte, se chegar a fumaça, ela chegará com menor intensidade”, detalha o meteorologista Cléber Souza.
A fumaça que viaja desde o Pantanal carregando consigo partículas de fuligem e poeira poderia provocar complicações respiratórias e até mesmo cardíacas em moradores de Minas Gerais onde o tempo está seco e quente há mais de sete dias, como em Belo Horizonte, entretanto, precipitações esperadas para este domingo e também para os próximos dias prometem aliviar os efeitos e dispersar a própria fumaça. (O Tempo)

Comente, compartilhe!