Guaxupé, quarta-feira, 24 de abril de 2024
Geral

De acordo com o Inmet, as temperaturas continuarão baixas, podendo haver formação de geada em algumas regiões do Brasil

quinta-feira, 19 de maio de 2022
De acordo com o Inmet, as temperaturas continuarão baixas, podendo haver formação de geada em algumas regiões do Brasil Poderá haver geada em algumas partes do Brasil, inclusive em Minas Gerais (Foto: Felipe Neitzke)

A manhã desta quinta-feira, 19, foi de recorde no Distrito Federal. A temperatura registrada na estação meteorológica do INMET localizada no Gama (DF) registrou apenas 1,4°C.

Esse é o menor valor de temperatura registrado pelo INMET no Distrito Federal desde o início das medições, em 1963. O valor anterior, de 1,6°C, foi registrado no Plano Piloto/Sudoeste em 18/07/1975. Já a Estação do INMET no Sudoeste (DF) registrou 4,9°C de temperatura mínima. É o segundo menor valor no Plano Piloto para um mês de maio, ficando atrás apenas dos 3,2°C de 18/05/1977.

Destaque também para a manhã de quinta-feira mais fria em Belo Horizonte desde 1979. Os valores de 4,4°C em Cercadinho e 6,7°C na Pampulha ficam atrás apenas do valor de 3,1°C observado em 01/06/1979.

Próximos dias
As temperaturas ainda serão baixas na manhã do dia 20, sexta-feira, em grande parte do Brasil. Há previsão de formação de geada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Por outro lado, as previsões indicam volumes elevados de chuva, que podem superar os 80 mm, nos Estados de Sergipe e Alagoas.

No sábado, 21, a tendência é de início de elevação das temperaturas na parte central do Brasil. As chuvas ficarão concentradas na faixa norte do Brasil, com maiores valores previstos para o norte do Pará e do Maranhão.

Comente, compartilhe!