Guaxupé, sexta-feira, 17 de maio de 2024
Geral

Sul de Minas e mais sete regiões mineiras regridem para a onda vermelha do Minas Consciente

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
Sul de Minas e mais sete regiões mineiras regridem para a onda vermelha do Minas Consciente

Após deliberação desta quarta-feira, governador Romeu Zema reforçou pedido para que mineiros evitem aglomerações

Oito regiões do estado passam a integrar a onda vermelha do Minas Consciente, o que ressalta a necessidade de a população do estado reforçar as medidas de distanciamento social e prevenção durante as celebrações do Natal e Ano Novo. É o que indica a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, que, nesta quarta-feira, 23 de dezembro, estabeleceu a regressão de mais duas regiões no programa de retomada segura da economia.
A macrorregião 
Sul regride da onda amarela para a onda vermelha – se juntando a outras sete regiões. A onda vermelha, a mais restritiva do plano, permite apenas o funcionamento de serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias e bancos.
Já a macrorregião 
Triângulo do Norte foi orientada a regredir da onda verde para a onda amarela. As mudanças, válidas por uma semana – a partir do próximo sábado, 25, visam manter o equilíbrio do cenário pandêmico e fazem parte das orientações para as regiões de Minas Gerais sobre a retomada segura das atividades econômicas.
Desta forma, oito das 14 macrorregiões se encontram na onda vermelha (
JequitinhonhaLesteLeste do SulNordeste,  Vale do AçoSudesteCentro-Sul e Sul). Outras cinco estão na onda amarela (CentroNorteNoroesteOeste e Triângulo Norte). Já a região Triângulo Sul permanece na onda verde. 
 
Conscientização
Em vídeo publicado em suas redes sociais nesta quarta-feira, 23, após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, o governador Romeu Zema ressaltou a importância da conscientização da população neste momento.
Segundo os dados apresentados pelo comitê, houve crescimento de 17% na incidência da covid-19 em todo o estado na última semana. O momento, segundo o governador, é de cautela.
“Este é um sinal de alerta. Por isso venho aqui pedir a todos os mineiros que evitem aglomerações, que neste final de ano façamos a nossa contribuição. Vamos tomar todas as medidas protetivas necessárias. Um 2021 melhor, com certeza, depende muito de cada um de nós”, reforçou Zema.
Neste contexto, as orientações da 
Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) são para manutenção do isolamento social e das práticas de higienização constantes, independentemente da onda que cada macrorregião ocupe atualmente, segundo o plano Minas Consciente.
 
Onda Vermelha
As regiões 
JequitinhonhaLesteLeste do SulNordesteVale do AçoSudesteCentro-Sul e Sul estão na onda vermelha, a mais restritiva do Minas Consciente, em que somente os serviços considerados essenciais são permitidos, como:
- Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência;
- Bares e restaurantes (somente para delivery ou retirada no balcão);
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
- Serviços de ambulantes de alimentação;
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
- Vigilância e segurança privada;
- Serviços de reparo e manutenção;
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
- Construção civil e obras de infraestrutura;
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
 
 
 
 

Comente, compartilhe!