Guaxupé, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Editorial

Guaxupé vai ficando mais velha, mas não sai do lugar!

terça-feira, 1 de junho de 2021
Guaxupé vai ficando mais velha, mas não sai do lugar!

Neste dia 1 de junho, Guaxupé celebra aniversário de emancipação política. São 109 anos, onde houve crescimento populacional, mas que não trouxe os avanços que a cidade merecia. Está certo e vamos considerar que nestes dois últimos anos, o coronavírus e a crise financeira desencadeada pela doença devastaram bem a cidade e tem mostrado o lado bom e o lado perverso da sociedade. Muitas pessoas têm prestado ajuda aos que estão necessitando, no entanto, o comércio, que se encontra com dificuldades, acreditem – tem muitos proprietários de imóveis aumentando os preços, que já são abusivos, dos que estão na lida, como comerciantes e pagando alugueis.
Esta crise tem mostrado o lado desumano do governo federal, que vacina o povo brasileiro literalmente a conta-gotas e, enquanto isso, a doença avança! Guaxupé, que nos últimos 20 anos encontra-se com o mesmo formato de governo, que sempre bateu no peito em tempos de campanha que a cidade era excelência em saúde, mas onde foi parar essa excelência? Aliás, quando o prefeito ficou doente na campanha eleitoral, foi é tratar-se em São Paulo, desacreditando ainda mais na saúde da cidade. Cidades como Poços de Caldas, Alfenas e Passos, que rodeiam Guaxupé, todas possuem um centro de oncologia e a Santa Casa de Guaxupé, que é uma das mais antigas da região, até hoje não agregou tratamento aos que lutam contra o câncer. Só Deus sabe como foi a batalha para a conquista do Centro de Hemodiálise, que hoje atende a região. Foram muitas brigas e, como bem lembrou o médico muzambinhense Marco Regis, que o idealizador do Centro, que foi Mozart Faria, não teve sequer o nome eternizado em uma placa na inauguração do Centro. É aquela velha história: santo de casa não faz milagres e guaxupeano gosta mesmo é de endeusar forasteiros. E estes é que tomam conta da cidade!
E já em se falando em política, esta Câmara então é uma piada. Os guaxupeanos são tão versáteis que votaram praticamente nos mesmos vereadores da Câmara anterior, que sempre esteve atrelada ao Executivo, e agora querem mudanças? Nada irá mudar e os vereadores continuarão recebendo os seus polpudos salários para rirem dos guaxupeanos. Não é que o presidente da Câmara ainda queria trazer Bolsonaro, que estaria em Mococa, para visitar Guaxupé? São estes tipos fúteis de projetos, que não acrescentam nada e o que a gente tem a dizer para o Bolsonaro é: Xô, satanás!
É impressionante a quantidade de loteamentos que foram feitos em Guaxupé nos últimos anos. Mas, a pergunta é: onde é que estes moradores estão trabalhando, se a cidade não agrega emprego algum à população? Onde é que vamos parar com excesso de gente e falta de trabalho?
Com relação à educação, as coisas só pioram. Se frequentando as escolas, a educação já não mostrava avanços, o que será daqui para a frente? A pobre da Língua Portuguesa nunca esteve tão massacrada, o que podemos observar pelos facebooks da vida, onde aprende-se até inglês, menos português! E não é que dias atrás o prefeito de Guaxupé queria que as crianças voltassem às aulas? Que coisa sem noção, porque com tantas pessoas morrendo em decorrência do coronavírus, qual seria a possibilidade de se abrigar com os critérios necessários, estas crianças em salas de aula?
A verdade é que Guaxupé vai envelhecendo sem que saia do lugar. Nada de extraordinário aqui aconteceu nos últimos anos, só a mesmice renitente. Lazer aqui nunca existiu e os empregos são agora para os parentes de coronéis. E esta dinastia nunca tem fim! Em tempos de tantas dificuldades, o melhor presente para Guaxupé seria que o povo abrisse mais os seus horizontes e tentasse mudar a política da cidade, porque nada do que perpetua-se no poder pode ter futuro. E o futuro aqui está mais para os políticos do que para o povo.
 

Comente, compartilhe!