Guaxupé, sábado, 12 de outubro de 2024
Cultura

"Dançando no Labirinto", de Ailton Santos, será lançado no 2º Festival Literário de Muzambinho

sexta-feira, 9 de agosto de 2024
"Dançando no Labirinto", de Ailton Santos, será lançado no 2º Festival Literário de Muzambinho Ebook que será lançado no 2º Festival Literário de Muzambinho (Fotos: Divulgação)

Poemas exclusivos fazem parte da obra e alguns serão declamados ao longo do evento

O ebook “Dançando no Labirinto”, segundo livro de poesias do romancista, poeta e jornalista Ailton Santos, será lançado durante um dos maiores eventos culturais e artísticos do Sudoeste de Minas, o 2º FELIM – Festival Literário de Muzambinho, em Minas Gerais, que acontecerá de 12 a 17 de agosto e conecta autores, leitores e entusiastas do universo da arte e cultura no País.  

O romancista que atualmente mora em São Paulo, fará o lançamento virtual do seu livro e escolheu a sua tia, a professora Teresinha que estará presente no festival para declamar os poemas escolhidos pelo autor e que estão no ebook: “Não irei para o mar” e “Para uma cantiga singela”, durante os saraus promovidos pela Secretaria Municipal da Cultura nos dias 14 e 16 de agosto, a partir das 19h30.

“É uma honra realizar o lançamento em um festival da magnitude do FELIM. A obra e na verdade é uma coletânea que eu reuni durante as várias épocas da minha atividade de poesias. O ‘Dançando no Labirinto’ considero de grande atualidade. Aborda temas intemporais, como a solidão e a violência, que ameaça a saúde mental de todos nós. No labirinto das redes sociais, as mulheres e os homens estão condenados a uma ansiedade alucinante, obrigados o tempo todo a tomar decisões com a máxima urgência. Isto sem tempo de pensar, sentir e viver”, comentou Ailton.

“Dançando no Labirinto”, segunda obra poética de Ailton Santos, que em novembro do ano passado lançou seu romance de estreia “Ninguém no Espelho”, foi editado pela Editora da Universidade Federal da Paraíba após vencer um concurso de âmbito nacional.

O livro em formato digital, possui 95 páginas com 80 poemas exclusivos do autor e está disponível para download gratuito através do 
site da Universidade Federal da Paraíba.

“Dançando no Labirinto não é uma coleção de poesias apocalípticas. Ao contrário. Para resumir a motivação de publicá-lo, eu tomo emprestado do saudoso poeta Thiago de Melo: ‘Faz escuro, mas eu canto porque a manhã vai chegar’”, finalizou Ailton Santos.

Sobre o FELIM
O Festival Literário de Muzambinho, em Minas Gerais acontece desde 2023 e neste ano, recebe o tema: “Muzambinho: suas histórias e memórias” que celebra a rica cultura e o patrimônio inestimável da cidade que pulsa arte em cada canto. Será uma semana de imersão que vai reunir expositores e venda de livros; Oficinas; Exposições; Lançamentos de livros; Apresentações artísticas; Espaço troca-livros; Atividades multitrack em vários pontos da cidade e Praça de alimentação.
 
Ficha Técnica
Livro: Dançando no Labirinto
Editora: Editora da Universidade Federal da Paraíba
Autor: Ailton Santos
Preço: Gratuito
Link para aquisição
https://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/1184

Sobre o autor
Ailton Santos, advogado, poeta e jornalista. Nasceu na zona rural de Muzambinho, interior de Minas, onde viveu até os 9 anos, quando mudou-se para a cidade, já fascinado pelo mundo fantástico das primeiras histórias infantis, sendo o seu primeiro encontro com a poesia. No início do curso de Direito, em Belo Horizonte, teve vários poemas selecionados e publicados na Revista Literária da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais. E desde que se transferiu para São Paulo, na década de 70, dedica-se à advocacia, ao jornalismo – contribuindo também com textos de humor político para a coluna Contraponto do jornal Folha de São Paulo - e à literatura. Dessa trajetória, marcada por profunda identificação com o campo desde a infância, ele extraiu episódios e personagens para sua primeira obra de ficção.
 
 

 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!