Guaxupé, domingo, 5 de maio de 2024
Cultura

19 anos de Máscaras

segunda-feira, 14 de setembro de 2020
19 anos de Máscaras Maurinho Máscaras na peça O Cravo e a Rosa, no Festival de Teatro de Conselheiro Lafaiete, em 2014 (Foto: Lívia Elias)

No poema Tabacaria, Fernando Pessoa escreveu versos com múltiplos sentidos: “Quando eu quis tirar a máscara, ela estava colada à cara.”
O Grupo Máscaras, de Guaranésia, está comemorando 19 anos de teatro. Desde a formação inicial, já participou de 30 festivais de teatro e dança, encontros e mostras culturais em 18 cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O Grupo já produziu 25 peças. Alguns espetáculos conquistaram premiações expressivas em festivais conceituados.
Nesses quase 20 anos de resistência, o Máscaras acompanhou diferentes políticas culturais. Em 2016, recebeu do governo federal a certificação Ponto de Cultura. Foi selecionado em vários editais do Ministério da Cultura, direcionados a Pontos e Pontões de Cultura. Em 2010, o projeto Máscaras do Futuro levou o prêmio Pontinhos de Cultura.
No âmbito estadual, o Espaço Máscaras Cultural, inaugurado em 2005, venceu duas vezes o Edital Cena Minas (2008 e 2015) e uma vez o Fundo Estadual de Cultura (2016), ambos da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Por essas e outras conquistas, o Grupo é reconhecido como Utilidade Pública Municipal e Estadual.
De 2003 a 2010, o Grupo Máscaras realizou sete edições do Festival Regional de Dança. Como reconhecimento, ganhou medalha de Mérito Legislativo da Câmara dos Vereadores de Guaranésia, em 2015.
São várias máscaras de trabalho. A mais recente conquista do Grupo foi a criação do Festival de Teatro de Guaranésia, Feteg. A programação para a quinta edição estava definida quando a pandemia adiou o projeto. Foram selecionados 31 espetáculos de oito estados brasileiros e do Distrito Federal.         Este ano, Guaranésia teria apresentação de um grupo teatral da Colômbia. Em 2019, o espetáculo internacional veio do México. Já se inscreveram grupos da Argentina, Moçambique, Polônia e Portugal. O Feteg se tornou um festival internacional.
O único fundador que ainda está no Grupo é o ator e diretor teatral Mauro César (Maurinho Máscara). Neste aniversário de 19 anos do Máscaras, ele tem recebido vídeos de parceiros e colaboradores, no Facebook e Instagram. Cada vídeo conta um pouco da história do Grupo. Vale a pena conferir.


 

Comente, compartilhe!