Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Cultura

As Brincantes estreiam O Brinquedo do Pobre no Natal de Luz

terça-feira, 6 de dezembro de 2022
As Brincantes estreiam O Brinquedo do Pobre no Natal de Luz As atrizes Elisa Paschoal e Jaqueline Stampone (Foto: Divulgação)

Em três apresentações para o Natal de Luz 2022, o grupo teatral As Brincantes encena uma adaptação poética de O Brinquedo do Pobre, do francês Charles Baudelaire. A estreia do espetáculo é nesta quarta-feira, 7, com reapresentação em 13 de dezembro, no Teatro Municipal de Guaxupé, às 20h00. A entrada é gratuita.

As atrizes Elisa Paschoal e Jaqueline Stampone fazem personagens que vivem em mundos totalmente diferentes. O miniconto escrito no século 19 continua atual hoje em dia, em muitos países. No texto original, um menino que mora em castelo se encontra com um menino pobre numa estrada.

A adaptação dramatúrgica de Ana Júlia Baldi, que também assina a sonoplastia da peça, trouxe a história para o contexto natalino brasileiro. As Brincantes reúnem teatro, música, poesia e uma trilha sonora diversificada. Predomina um ritmo dinâmico, com pausas para valorizar momentos de confraternização, união e a esperança proposta pelo Natal.

A peça expõe questões sociais opostas. Desperta sensibilidade em relação aos desfavorecidos pobres e destaca o sentimento de fraternidade. A riqueza de um faz contraste com a extrema pobreza do outro. O brinquedo do pobre é surpreendente e une as duas crianças.  

As Brincantes dividem a direção, produção e figurino. Ana Carolina dos Reis Fernandes é responsável pela iluminação.

Este projeto foi aprovado no edital 02/2022, de acordo com a lei n.1919, do Fundo Municipal de Cultura de Guaxupé.
(Sílvio Reis)

Comente, compartilhe!