Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Cultura

Professor guaxupeano lança o seu terceiro livro na área de Assistência Social

quinta-feira, 20 de outubro de 2022
Professor guaxupeano lança o seu terceiro livro na área de Assistência Social Renato, apaixonado pelo trabalho que desenvolve no Serviço Social, está às voltas com o seu terceiro livro, referência na área que atua (Foto: Arquivo Pessoal)

O Professor Renato Tadeu Veroneze, coordenador do curso de Serviço Social da UEMG, Unidade Acadêmica de Poços de Caldas-MG, está lançando o seu terceiro livro pela editora CRV: Agnes Heller, História e Teoria: fundamentos para a consciência ética e política do ser social.

Este livro é, ao mesmo tempo, o resultado de pesquisas de mestrado e doutorado em Serviço Social do autor, mas também uma homenagem a Agnes Heller, filósofa húngara, nome de projeção internacional na filosofia contemporânea, falecida em 2019.

Heller foi considerada por György Lukács como o membro mais produtivo do grupo de intelectuais que se reuniu ao seu redor, denominado “Escola de Budapeste”.

Este grupo tinha por objetivo formular uma linha de pensamento baseada nos escritos teórico-filosóficos de Lukács e fazer uma releitura da obra marxiana, no sentido de uma correta compreensão do método em Marx.

Entre os anos de 1956 e 1977, Heller permaneceu na Hungria e produziu obras que expressavam o tipo de orientação dessa escola.

Neste livro, o autor percorre os principais pontos do itinerário vivo, vivido, histórico e teórico de Agnes Heller, entre os anos de 1956 e 1977, registrando toda admiração por essa pequena senhora, de fala linear, coerente, horizontal e constante, numa língua que, como dizia Chico Buarque, “até mesmo o diabo respeita”.

Heller viveu num país em que os gritos de liberdade foram o mote para a sua história. Seus posicionamentos e sua filosofia são um hino de amor para viver uma vida cotidiana “por inteiro e inteiramente”.

Em suas entrelinhas, traz a esperança de um mundo e de uma vida livre dos entraves das desumanidades, apontando para as possibilidades de uma tomada de consciência ética e política na e para a vida social.

Assim, o autor deixa as suas reverências ante uma vida bem vivida ou, por outro lado, de uma “vida por inteiro”: uma sinfonia infelizmente inacabada.

Serviço
Livro: Agnes Heller: História e Teoria - Fundamentos para a consciência ética e política do ser social 
Autor: Renato Tadeu Veroneze
Editora: CRV
Número de páginas: 298 
Link para compra do livro: 
https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37335-agnes-hellerbr-historia-e-teoria-fundamentos-para-a-consciencia-etica-e-politica-do-ser-social

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!