Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Cultura

Mostra Teatro de Rua é o segundo festival de Guaranésia neste ano

segunda-feira, 5 de setembro de 2022
Mostra Teatro de Rua é o segundo festival de Guaranésia neste ano Espetáculo Os sem Valia, do grupo Tupam, de Patos de Minas (Foto: Patos Notícias)

Começa neste feriado, 7 de setembro, a Mostra de Teatro de Rua do Feteg 5º Ato, Festival Internacional de Teatro de Guaranésia. No mês de abril, o festival aconteceu presencialmente e se dividiu em quatro modalidades: Palco, Teatro para Infância, Rua e Alternativo.

A Mostra de Teatro de Rua foi contemplada com o edital de Culturas Populares da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, em 2021. A data escolhida foi 7 a 11 de setembro deste ano. No último dia da Mostra, o Grupo Máscara, organizador do evento, comemora 21 anos de atuação artística.

Guaranésia vai receber 14 grupos de teatro e um de dança. Icapuí, no Ceará, é o local mais distante de Guaranésia, seguido por Goiânia, Vitória e grupos dos três estados que mais participantes do Feteg. Do estado de São Paulo, companhia de Bananal, Sorocaba e Ribeirão Preto. O Rio de Janeiro marca presença com um espetáculo. De Minas Gerais, Extrema e Patos de Minas. Já na microrregião sulmineira, Guaxupé participa quatro grupos. A companhia colombiana El Santuário, de Antioquia, foi selecionada, mas o período para confirmação na Mostra foi muito curto.

Os espetáculos vão acontecer na Praça Dona Sinhá e Cel. Paula Ribeiro. No encerramento, cortejo por ruas da cidade. Pela primeira vez, o Feteg leva três peças ao distrito de Santa Cruz da Prata. “Essa iniciativa é uma forma de descentralizar a cultura, levando espetáculos para regiões periféricas do munícipio e para o distrito. No Feteg 5º Ato, em abril, tivemos apresentações nos bairros Bom Jesus e Vila Nunes”, distantes da região central, informaram os organizadores.

A Mostra de Rua tem tema livre, mas se destaca por quatro espetáculos de estilo circense, como O Grande Pequeno Circo do Berinjela e Circo Imaginário. O ator Junio Santos, do Ceará, terá dois espetáculos com essa temática: o Palhaço Cuscuz Convida e Cus Cuz.

Programações extras
Faz parte da Mostra três oficinais culturais, com vagas limitadas. As Riquezas da Cor são Danças Populares com Giselle Motta. A oficina de Perna de Pau é com a Chap, Cia. Horizonte de Arte Pública. E oficina de Percussão com o Mestre Fogaça.

Outra atividade é o EscamBar, definido como uma troca de vivências e experiências entre os artistas que se apresentarão em um grande sarau. Uma roda de samba acontece às 18h00, no feriado.

Desde julho deste ano, o Grupo Máscaras realiza a Sexta Cultural nas segundas sextas-feiras de cada mês. Para manter essa programação, um espetáculo de dança foi transferido para o bar Alto do Minchillo, na área rural do município.

A programação completa da Mostra está na página do Facebook e Instagram do Feteg, Festival Internacional de Teatro de Guaranésia.
A partir de outubro estarão abertas as inscrições para o Feteg 6º Ato, previsto para abril de 2023. (Sílvio Reis)



 
 
 

Comente, compartilhe!