Guaxupé, sexta-feira, 19 de agosto de 2022
Cultura

Em Guaxupé, Baltazar e Rosinha vencem desafios na lavoura e fazem A Festa do Café

sexta-feira, 24 de junho de 2022
Em Guaxupé, Baltazar e Rosinha vencem desafios na lavoura e fazem A Festa do Café Aline, Carolina e Vitor, com a luva de bonecos, ensaiam na Tulha Cultural (Fotos: Divulgação)

Nasceu no Acre e ganhou nome em Guaxupé o Grupo Mamulengo Flor do Cafezal, que faz teatro de bonecos. O terceiro espetáculo do Grupo, a Festa do Café, terá duas apresentações no Teatro Municipal neste sábado, 25, às 17h00 e 19h00.
Com bonecos de luva que se movimentam e conversam feito gente, A Festa do Café conta a história dos agricultores Baltazar e Rosinha, que enfrentam desafios em lavoura. A relação com a terra, a mata e os animais, incluindo bichos peçonhentos e perigosos, se desenrola com muita música e interação com o público, especialmente crianças.
O agrônomo e gestor da Fazenda Tulha, Vitor Ribeiro, começou a fazer Teatro de Bonecos no Acre, em 2019. Fez pesquisas e aprendeu com mestres conceituados nessa área até criar o seu próprio espetáculo, Baltazar Bicho Doido, que foi apresentado na capital Rio Branco e aldeias indígenas. Na sequência, Vitor cruzou o país. Foi para Santa Catarina e o Rio Grande do Sul se aprimorar. Na serra gaúcha, conheceu Carolina Garcia, que veio morar em Guaxupé.
Em 2020, com a participação de Carolina, que também dá vida aos bonecos, e a música de Aline Moraes foi formado o Grupo Mamulengo Flor de Café. “O nome Flor do Cafezal não restringe os nossos trabalhos à temática rural e ao café. Mas a origem do grupo é em diálogo com a zona rural. O nome está mais próximo ao espaço de acontecimento rural do que a temática rural”, explica Vitor.
Com poucos recursos e facilidade de transportar a estrutura dos espetáculos, a peça pode acontecer na cidade, em praças, teatro convencional, escolas. O segundo espetáculo do Grupo, O Bicho, o Pinheiro e a Festa, foi uma das atrações do Natal de Luz 2021. Também passou pelo Rio Grande do Sul e Goiás, em Olhos D´agua.
Com apresentações no Teatro Municipal, o Grupo terá duas participações no Guaxupé Café Festival 2022. A primeira foi o projeto Colheita Cultural, na Fazenda Tulha, onde foi apresentado O Bicho, o Pinheiro e a Festa e outros atrativos.
O espetáculo A Festa do Café obteve recursos do Edital n. 01/2022, de acordo com a Lei n. 1919 - FMCG, Fundo Municipal de cultura de Guaxupé.
(Sílvio Reis)




 
 
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!