Guaxupé, sexta-feira, 19 de agosto de 2022
Cultura

Livro de Menotti del Picchia será encenado pelo grupo Tramas e Dramas neste domingo no Teatro de Guaxupé

terça-feira, 21 de junho de 2022
Livro de Menotti del Picchia será encenado pelo grupo Tramas e Dramas neste domingo no Teatro de Guaxupé A cena inicial da peça foi apresentada na abertura do Guaxupé Café Festival (Fotos: Prefeitura de Guaxupé/Divulgação)

O espetáculo Juca Mulato é uma interpretação livre do poema homônimo, publicado em 1917, pelo escritor Menotti del Picchia, um dos grandes nomes do modernismo brasileiro. Na época em que foi publicado, o poema causou grande impacto por narrar a história de amor platônica de um protagonista que era trabalhador rural e mulato.

Na montagem, o Grupo Tramas e Dramas mescla elementos do teatro grego, da nossa ancestralidade africana com uma trilha sonora bem brasileira, formando assim, um grande mosaico com características modernistas em sua encenação.

No início deste ano, o ator e amigo do grupo, Eucir de Souza, em conversa informal com os diretores do grupo, mostrou-se encantado com a história da frequência com que o poeta Menotti del Picchia vinha à nossa cidade. Sua filha, Sulamita, casou-se com o guaxupeano Luiz Antônio Leite Ribeiro, cuja família já era proprietária da fazenda Bom Jardim, onde pintou dois murais na parede da sede, na década de 1960, um inspirado no poema Juca Mulato e outro na Santa Ceia. Aqui criou raízes e deixou um legado pouco divulgado.

Eucir teve contato com essa história através do jornalista Silvio Reis, que desenvolveu uma pesquisa, desencadeando um processo de tombamento histórico do mural, junto ao Conselho do Patrimônio Histórico de Guaxupé.

Aliado a tudo isso, este ano comemoramos o centenário da Semana de Arte Moderna, realizada na cidade de São Paulo, também chamada de Semana de 22, evento muito importante para a arte no Brasil, no qual Menotti foi um dos organizadores. Esta data simbólica desencadeou vários eventos em todo o país. E no Centro Cultural Dona Rosa, sede do Grupo Tramas e Dramas, já estavam agendados eventos para esta comemoração, coordenados pelo professor de literatura Ernani Sastre.

Este foi o contexto no qual foi criado o espetáculo “Juca Mulato”, que será apresentado em duas sessões no Guaxupé Café Festival, dia 26 de junho, às 17h00 e às 19h00, no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes.
 
SERVIÇO:
Espetáculo: Juca Mulato, com o Grupo Tramas e Dramas;
Direção e Adaptação: Vanessa Marques;
Elenco: Ana Carolina Sbarai, José Silvério, Luana de Castro, Valéria Marques e Wemerson Funck;
Duração: 45 minutos;
Local: Teatro Municipal Arlete Souza Mendes
Data: 26 de junho de 2022, domingo;
Duas sessões: 17h00 e 19h00 (19h00 com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Prefeitura de Guaxupé).
A entrada é Franca, com classificação livre.

 
 
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!